Veja Também -
- Cobra presa em caminhão é resgatada após viajar 1.700 km
- Municípios da região norte recebem investimentos na área ambiental
- Bela Vista, Jaguapitã e Piraí do Sul recebem aparelhos de raio-x
- Ex-vereador Senedese morre carbonizado após capotamento
- Prefeito João Monza defende consórcios e implantação da Rotam
- Veja + Bela Vista do Paraíso
Bela Vista do Paraíso
Postado dia 05/05/2013
Municípios da região norte recebem investimentos na área ambiental
Beto Richa (à esq), durante solenidade |
prefeito João Monza (ao centro), de Bela Vista |
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, esteve juntamente com o governador, Beto Richa, nos municípios de Bela Vista do Paraíso, Miraselva, Guaraci, Cafeara, Centenário do Sul, Porecatu, Alvorada do Sul e Primeiro de Maio, levando uma série de melhorias para as zonas rurais e urbanas.
Na área ambiental, foram anunciadas licitações para implantação do Programa de Abastecimento de Água em comunidades rurais, coordenado pelo Instituto das Águas do Paraná – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).
Outra medida importante, realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), é o planejamento de ações nas microbacias para manejo dos solos e readequação ambiental. Nesta etapa, foram beneficiadas as microbacias Bonitinho, Vinte e Pacú, Juruna e microbacia Barra Bonita
Para o secretário Cheida, a medida demonstra a nova visão do setor agrícola e produtivo do Paraná e que vem ao encontro das recomendações previstas na política nacional de recursos hídricos. "A natureza há muito nos ensinou a fazer a gestão do meio ambiente por meio da unidade chamada bacia hidrográfica. Como somos bons alunos, aprendemos e estamos fazendo. O Governo do Paraná retoma a gestão agrícola e ambiental, tendo como base as suas bacias hidrográficas", afirmou Cheida.
O objetivo é ampliar a conservação de solos em microbacias em todo o Estado. A ação está sendo realizada em todas as regiões, beneficiando uma microbacia por município. De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a estimativa é beneficiar diretamente cerca de 60 mil agricultores
A Secretaria da Agricultura e os técnicos dos órgãos ambientais planejam e organizam o espaço rural, mobilizando a população para a execução de curvas de nível, plantio de essências florestais e adequação das estradas rurais, entre outras medidas.