Bela Vista do Paraíso

Postado dia 05/05/2013

Municípios da região norte recebem investimentos na área ambiental

Beto Richa (à esq), durante solenidade
prefeito João Monza (ao centro), de Bela Vista

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, esteve juntamente com o governador, Beto Richa, nos municípios de Bela Vista do Paraíso, Miraselva, Guaraci, Cafeara, Centenário do Sul, Porecatu, Alvorada do Sul e Primeiro de Maio, levando uma série de melhorias para as zonas rurais e urbanas.

Na área ambiental, foram anunciadas licitações para implantação do Programa de Abastecimento de Água em comunidades rurais, coordenado pelo Instituto das Águas do Paraná – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).

Outra medida importante, realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), é o planejamento de ações nas microbacias para manejo dos solos e readequação ambiental. Nesta etapa, foram beneficiadas as microbacias Bonitinho, Vinte e Pacú, Juruna e microbacia Barra Bonita

Para o secretário Cheida, a medida demonstra a nova visão do setor agrícola e produtivo do Paraná e que vem ao encontro das recomendações previstas na política nacional de recursos hídricos. "A natureza há muito nos ensinou a fazer a gestão do meio ambiente por meio da unidade chamada bacia hidrográfica. Como somos bons alunos, aprendemos e estamos fazendo. O Governo do Paraná retoma a gestão agrícola e ambiental, tendo como base as suas bacias hidrográficas", afirmou Cheida.

O objetivo é ampliar a conservação de solos em microbacias em todo o Estado. A ação está sendo realizada em todas as regiões, beneficiando uma microbacia por município. De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a estimativa é beneficiar diretamente cerca de 60 mil agricultores

A Secretaria da Agricultura e os técnicos dos órgãos ambientais planejam e organizam o espaço rural, mobilizando a população para a execução de curvas de nível, plantio de essências florestais e adequação das estradas rurais, entre outras medidas.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2018 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br