Santo Antônio da Platina

Postado dia 06/09/2013

Vila Ribeiro ganha Unidade de Saúde, que atenderá até 22h

O prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto em parceria com o deputado federal Abelardo Lupion conseguiram realizar a construção da nova Unidade Básica de Saúde na Vila Ribeiro, em Santo Antônio da Platina. Com quase 600m², o local pretende atender em média 120 consultas por dia, sem contar o atendimento noturno que será feito das 17 até 22h.

A unidade visa atender os bairros Aparecidinho I, II e III, São João, São Pedro, Santa Cruz, Vila Ribeiro, Álvaro de Abreu, Jardim Vista Alegre, Doutor Jamidas, Alceu Garbelini e zona rural. O prédio conta com uma estrutura de quatro consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de vacina, farmácia, sala de procedimentos, fichário, sala de curativos, sala de reuniões, duas salas de observação onde a população será assistida com atenção médica intermediária (como crise hipertensiva leve, febre alta, cortes, instalação de soro para hidratação) com o intuito de evitar que estes pacientes sejam encaminhados ao Pronto Socorro Municipal.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Adriana Cristina Mendes de Almeida, serão três equipes do Programa Saúde da Família (PSFs) que farão o atendimento diário. Haverá médicos com especialidade em ginecologia, prénatal e odontologia para fazer o atendimento da população. Para a enfermeira chefe da UBS, Cristiane Corsini Arantes, a nova unidade representa um estímulo para os trabalhadores. “É um prazer poder oferecer qualidade no atendimento para a população. Com esta unidade ficamos mais motivamos e vamos poder prestar mais serviços à comunidade. Já na inauguração há atividades com as gestantes de conscientização sobre os cuidados durante a gravidez”, destacou.

Em parceria com a Concessionária Econorte, já atuante no Programa Cidadania nas Estradas, foram distribuídos alguns kits maternidade onde há todo um enxoval para o bebê. As gestantes ainda fizeram uma aula de ginástica laboral e por meio de um sorteio algumas foram contempladas a fazer.

Para Pedro Claro a construção da UBS é uma conquista. O recurso faz parte de uma emenda de Abelardo Lupion adquirida ainda na gestão de Dr. Pedro Claro de Oliveira em 2008. “Deus me iluminou para colocar Alexandre Levatti a frente da Secretaria de Saúde. Tendo saúde nosso povo tem qualidade de vida. Hoje estamos com quase 45 mil habitantes, por isso estamos preocupados com a Saúde. Abelardo Lupion não mediu esforços para nos ajudar. Hoje temos uma das maiores UBSs do Norte do Paraná. Santo Antonio da Platina merece uma Saúde de qualidade”, comento o prefeito.

O vice prefeito Jorge Garrido destacou que a região de abrangência da unidade é a que mais se faz presente no Pronto Socorro Municipal, o que agora é uma obra que corrobora para evitar a super lotação no PS. “Além dos benefícios para população em poder ser atendido próximo a sua casa, o PS terá menos fila, contribuindo para o atendimento dos demais munícipes da cidade. Esta é uma obra que vai ficar marcada mas a cidade ainda precisa de muito mais. A população desta região da cidade podem ter certeza que vai ser muito bem atendida”, pontuou.

O presidente da Câmara dos Vereadores Santinho Furtado destacou a administração de Pedro Claro e citou que pela primeira vez há unanimidade na Câmara apoiando o prefeito. “Já aprovamos a compra do Seminário, uma creche para 900 crianças. Aprovamos a verba para a construção de banheiros na praça. O que Santo Antônio da Platina precisa a Câmara aprova sempre”, detalhou.

Abelardo Lupion observou a repercussão a nível nacional que o país enfrenta na saúde. “A saúde é tudo aquilo que a gente pede, e a população merece qualidade, porque sem saúde não somos nada. Temos que privilegiar a área da saúde e o prefeito de Santo Antonio da Platina não tem medido esforços para isso”, comunicou.

fotos: Dayse Miranda


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br