Japira

Postado dia 26/08/2013

Audiência pública reúne 450 adolescentes no Norte Pioneiro

do NP Diário

A Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado (AEJ) em parceria com a prefeitura de Japira reuniu, sábado, dia 24, mais de 450 jovens do Norte Pioneiro, com representantes de 18 municípios, para terceira audiência pública estadual da juventude. 

Os jovens tiveram a oportunidade de participar e reivindicar direitos na elaboração e discussão de políticas públicas a fim de contribuir para a construção de consciência e a prática cívica.

O assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, explicou a importância desse canal aberto pelo Governo do Estado aos jovens, incentivando o protagonismo juvenil. A principal preocupação dos participantes dessa audiência está nas áreas de educação e segurança.

O prefeito de Japira, Rony Santos, falou sobre a importância da parceria entre Estado e municípios para tratar de temas importantes, como a juventude. Também esteve presente o prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, representando a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). 

A Assessoria Especial da Juventude (AEJ), criada em fevereiro de 2013 para trabalhar com jovens de 15 a 29 anos, tem o objetivo de elaborar e propor a Política Estadual da Juventude, articulada com outras secretarias e órgãos do Estado. “Trabalhamos para levar aos jovens a proposta do governador Beto Richa de atender todos os municípios do Paraná. Quando investimos em municípios pequenos, também reduzimos a pressão sobre os maiores”, afirmou Edson Lau Filho. 

Wellington Brandão, de Carlópolis, avaliou que a audiência abriu portas para que os jovens falem o que realmente sentem a respeito da escola, país e principalmente sobre o Paraná. “As pessoas falam sobre a realidade que vemos na escola, nas ruas e nas instituições”, disse o rapaz. 

Para Gabriela Araujo Martins, de Figueira, a audiência pública “traz a oportunidade de nós estudantes participarmos da sociedade, mostrando nossa opinião”. O jovem Bilquem Diogo, de Curiúva, acredita que a audiência foi bem conclusiva. “Como presidente do grêmio estudantil, vou levar as informações aqui debatidas para escola. Tenho certeza que vai nos ajudar a falar sobre o projeto de prevenção as drogas”.

Durante a audiência os jovens assistiram a apresentações artísticas dos grupos de street dance, Grupo de Capoeira e a peça Lendas do Colégio Estadual Joaquim Pedro de Oliveira do município de Japira; Banda Musical Municipal de Wenceslau Braz; Banda do Colégio Estadual Carolina Lupion de Carlópolis e a Banda News. Também participaram da audiência vereadores e representantes de secretarias estaduais e municipais do Norte Pioneiro.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br