Santo Antônio da Platina

Postado dia 25/08/2013

Curso de Medicina pode ir para Santo Antônio, Bandeirantes ou Cornélio

do NP Diário
Na noite desta quinta-feira, dia 22, o deputado federal João Arruda (PMDB), o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto(DEM), o vice Jorge Garrido (PMDB) e o vereador Aguinaldo do Carmo (PSC) se reuniram no legislativo de Santo Antônio da Platina e detalharam o trabalho conjunto para viabilizar a instalação do curso de Medicina no Norte Pioneiro.
Arruda antecipou que a demanda deve beneficiar a região, "qual cidade será beneficiada depende de fatores políticos e técnicos", afirmou. As alternativas são Santo Antônio da Platina, Bandeirantes ou Cornélio Procópio.
O parlamentar já protocolou um pedido de estudo de viabilidade técnica junto ao Ministério da Educação para a análise da implantação do curso público ou privado, sendo a segunda opção a mais provável.,de acordo com o deputado.
Não há dotação orçamentária para a eventual implantação no ano que vem, porém se houver a autorização do ministério da Educação uma instituição como a Fanorpi/Uniesp, por exemplo, poderá abrir vagas para 40 a 50 alunos inicialmente, desde que haja laboratório, professores etc.
São necessários, num raio de 200 quilômetros, pelo menos 180 UBSs(Unidade Básica de Saúde) e 250 vagas de SUS (Sistema Único de Saúde), o que a região já disponibiliza.
Os políticos locais argumentaram com o deputado que Santo Antônio da Platina possui o Hospital Regional, tem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e terá UTI de adultos no ano que vem,além do hemocentro em vias de funcionamento integral.
Na próxima quarta-feira, dia 28, eles - mais os vereadores Santinho Furtado (PMDB) e Valdir do Foto(PSB) - participarão de uma audiência com o ministro da Educação Aloízio Mercadante(PT),em Brasília, para tratar justamente desse assunto.
Participaram da reunião também o advogado do legislativo, Anderson Stefanutto, o ex-prefeito de Cambará, Haggi Neto(PMDB), o filho do prefeito, Pedrinho Claro, e o jornalista do npdiario, Valcir Machado.
PARA SABER MAIS:


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br