Santo Antônio da Platina

Postado dia 09/08/2013

Campanha visa reduzir os acidentes com eletricidade

do NP Diário
Só no Paraná, no ano passado, 38 pessoas sofreram acidentes com eletricidade e 12 morreram. Desde janeiro, foram 13 acidentes, com cinco mortes registradas. Para evitar essas situações e conscientizar a população sobre o uso seguro da energia elétrica, a Copel participa da 8.ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
De segunda a sexta-feira (dias 12 a 16), empregados voluntários da Companhia vão às ruas para levar orientações sobre os principais acidentes por choque elétrico: na construção civil (25% dos casos no Paraná), na instalação de antenas de TV, ao soltar pipa e decorrentes do furto de energia.
O gerente regional da Copel no Norte Pioneiro, Edson Bandeira(foto principal) informou, na tarde desta quinta-feira, dia oito,a programação da semana em Santo Antônio da Platina:
Dia 13- Visitas em construções civis e lojas de materiais para construção;
Dia 14- Visitas em Cooperativas e Lojas de Produtos Agropecuários
Dias 15 e 16 - Palestras em escolas
Acidentes em Santo Antônio da Platina:
Em 1º de dezembro de 2010, na rua Marechal Floriano, Operário da Construção Civil. Ajudante de Pedreiro 27 anos. O acidentado trabalhava na montagem da estrutura metálica do telhado de um prédio em construção e, juntamente com outro trabalhador, manuseava uma viga metálica tipo U, de 11 metros de comprimento, para fins de soldagem.
Ao movimentá-la, uma das extremidades tocou em um dos condutores da rede MT 13,8kv existente na rua defronte a obra. Com o toque, o operário recebeu choque elétrico e caiu sobre o telhado de um casa vizinha.
Segundo informações do proprietário do imóvel, o acidentado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao pronto-socorro, onde ficou hospitalizado por um dia. Foi liberado e com afastamento do trabalho por prazo indeterminado. Sofreu queimaduras de 2º e 3º graus nas mãos e pés. O empreiteiro (que contratou o operário) já havia recebido alertas da Copel quantos aos risco deste tipo serviço, em outra obra de sua responsabilidade.
Em 30 de dezembro de 2010. Rua 24 de maio - Morreu três meses depois por complicações dos ferimentos desse acidente.Vítima: Operário da Construção Civil, Pintor, 26 anos.Trabalhador subiu no telhado, visando alcançar a parte mais alta do prédio a fim de executar pintura. Posicionou-se debruçado na parede em posse de rolo com cabo extensível de alumínio. Ao manuseá-lo tocou na rede elétrica 3,8kv recebendo descarga elétrica, que causou queimaduras de 2º e 3º grau
em mais de 50% do corpo.
“Trabalhamos para manter a rede elétrica em condições adequadas e seguras, mas isso nem sempre é suficiente para evitar os acidentes”, explica o diretor de Distribuição da Copel, Vlademir Santo Daleffe. “A população precisa receber orientações sobre os riscos e perigos da eletricidade, e aprender a utilizá-la com atenção e segurança”. 
A Copel estima atingir diretamente cerca de 200 mil pessoas em todo o Estado, com palestras educativas em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes. A Companhia também está veiculando mensagens com orientações em 300 rádios de todo o Paraná. No Brasil, com participação de todas as distribuidoras de energia associadas à Abradee, o objetivo é conscientizar cerca de 160 milhões de pessoas.
Dicas para evitar acidentes:
Antena de TV: Para instalar ou consertar antenas, escolha um dia de tempo bom e um local longe dos fios da rede elétrica. Se a antena cair, não tente segurá-la. 
Pipa: Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas e jamais use fios metálicos ou cerol. Se a pipa ficar presa nos fios da rede elétrica, não tente soltá-la.
Construção ou Manutenção Predial: Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte um profissional capacitado.
Ligação Clandestina: Quem faz ligação clandestina pode sofrer um grave acidente, além de colocar a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Se verificar algum tipo de ligação clandestina, ligue para a Copel no 0800-51-00116. 
Máquinas e Equipamentos Agrícolas: Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. Nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br