Jataizinho

Postado dia 25/06/2013

Famílias insistem em permanecer em áreas de risco em Jataizinho

de O Diário

A Defesa Civil de Jataizinho (25 km de Londrina) encontra dificuldades para retirar, nesta terça-feira (25), as famílias que estão em áreas alagadas. As chuvas dos últimos dias culminaram para o aumento da vazão do Rio Tibagi e contribuíram para a elevação do nível das águas de um de seus afluentes, o Rio Jataizinho.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Altamir Pavão, o problema mais crítico está na Vila Bernardes. Os moradores do local não querem deixar suas residências, dificultando o trabalho da prefeitura e também do Corpo de Bombeiros de Londrina e Ibiporã.

O volume das águas não parou de subir, porém, de forma lenta ao longo do dia. "A chuva deu pouca trégua. Chove fraco, mas não para. O risco continua e as pessoas precisam sair", declarou. O acompanhamento está sendo feito no local.

Até mesmo a Polícia Militar (PM) foi acionada para dar acompanhamento às operações. Isso porque houve um alerta de saque em uma das residências desocupadas. Porém, após vistoria no suspeito, foi identificado que ele não teria levado nada do local.

As chuvas constantes causaram o transbordamento do Rio Tibagi, em Jataizinho (25 km de Londrina), e deixaram famílias ilhadas desde a madrugada desta terça-feira (25). Perto das 4h, equipes da Defesa Civil do município e Corpo de Bombeiros de Ibiporã (16 km de Londrina) trabalhavam na área.

O coordenador da Defesa Civil de Jataizinho, Altamir Pavão, informou que existem cerca de 14 famílias na região da Chácara Galli, afetada pelo alagamento. As casas já foram invadidas pela água que causou prejuízos grande aos mobiliários.

"A água já mede um merro. Nós conseguimos um barco a motor e agora vamos passar de casa em casa, mas têm famílias que não querem deixar as casas", contou. O trabalho de retirada das pessoas da área alagada deve durar toda a manhã.

Até as 8h15, o transbordamento do rio havia atingido apenas a região da Chácara Galli, porém a situação deve se agravar já que há previsão de chuvas constantes ao menos até a quarta-feira (26)

A Prefeitura de Jataizinho informou, através de sua assessoria de imprensa, que providenciou um alojamento no Ginásio de Esportes da cidade. Estão sendo disponibilizados colchões e outras estruturas para garantir moradia intermediária para as pessoas afetadas com o problema.

O atendimento à população vem sendo feito desde às 4h, com suporte de máquinas e veículos no auxílio e retirada dos atingidos pelo alagamento. Populares também ajudam na ação com barcos que realizam o transporte de móveis e outros objetos.

De acordo com a prefeitura, o setor de Ação Social busca, através dos cadastros no município, retirar as famílias das zonas ribeirinhas, já que os problemas são recorrentes.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br