Veja Também -
- Abertas inscrições para concurso da UENP; provas são em março
- Vice prefeito Romeu Furlan assume prefeitura até dia 20
- Estado investirá R$ 5,1 milhões na construção de nova escola
- Estudantes do 5º ano participam de formatura do Proerd
- Juízas da Comarca reivindicam implantação da 2ª Vara Cível
- Veja + Bandeirantes
Bandeirantes
Postado dia 27/03/2013
Dentistas vão atender à noite, e Saúde prioriza idosos
Durante entrevista ao jornal Operação Cidade, da rádio Cabiúna FM, o secretário de Saúde, Alessandro Otênio, de Bandeirantes, comentou sobre a descentralização e ampliação de horário da Farmácia Municipal e contratação de mais profissionais para atendimento à população.
Ele relatou que, conforme compromisso assumido pela gestão do prefeito Celso Silva e vice-prefeito Romeu Furlan, o município estava contratando mais dois dentistas.
A presença de mais profissionais de Odontologia visa ao atendimento principalmente da classe trabalhadora (do comércio, indústria e outros) até 20 ou 21 horas.
O secretário Alessandro revela também que o município já está credenciando um novo farmacêutico e vai ainda contratar outro profissional daquela área. Segundo ele, com as novas contratações será possível a abertura da Farmácia Municipal também aos sábados, de 8 até 12 horas. Houve também a aquisição de dois a três itens que faltava para a população.
Atendendo à preocupação da administração Celso Silva de humanizar o atendimento à população, a atual gestão está descentralizando a entrega de medicamento. A proposta versa sobre a estruturação da farmácia posto do PSF (Programa Saúde da Família), que ainda atenderia a população dos bairros Lordandi, Invernada e Bela Vista. Dessa forma, aquela população que representa de 30% a 40% do público do SUS (Sistema Único de Saúde) não teria que se deslocar até o centro para atendimento, estando mais próximo de suas casas.
Quanto à fila de exames de mamografia, o secretário Alessandro explica que a situação encontra-se quase resolvida, faltando apenas a convocação de candidato aprovado em concurso público para operacionalização do equipamento. Antes disso, o servidor também receberá treinamento de atualização de procedimento do aparelho, por ser “um dos melhores da região, de última geração e com alta resolução”, comenta ele. O município conquistou aquele aparelho graças ao apoio do deputado federal João Arruda (PMDB).
Mesmo com a realização dos exames de mamografia e a inauguração na semana passada do serviço de mamografia pelo município, Alessandro Otênio enfatiza que a população contará ainda com a cota do Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná), de Cornélio Procópio. O secretário lembra que o serviço prestado pelo município serve também para aumentar a capacidade e diversidade de atendimento.
Com a contratação de mais funcionários e de auxiliar administrativo, a população tem contado com mais agilidade em atendimento e em agendamento, comenta o secretário. Ele disse que inclusive nesta terça-feira, 26 de março, a população se surpreendeu com três funcionários entregando senhas e facilitando a entrada de pessoas da terceira idade, com prioridade de atendimento.
Segundo o secretário Alexandro, o município de Bandeirantes está investindo em saúde 20,27% de suas receitas, ao invés dos 15% previstos em lei.