Bandeirantes

Postado dia 16/09/2012

Cidade disponibiliza internet gratuita para população

Com aproximadamente 33 mil habitantes, a cidade de Bandeirantes está localizada no norte pioneiro do Paraná. Fundada em 1934, é caracterizada como uma cidade universitária e importante pólo agrícola do estado e agora está sendo inserida no grupo conhecido como Cidades Digitais. 

O primeiro passo foi a instalação de uma antena na Praça Jamil Fares Midauer há quase um mês, em parceria com a Globaltec e com a SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bandeirantes, emitindo sinal via rádio. Nilton de Sordi, diretor da SAAE, conta que os principais beneficiados, até agora, são os donos de comércios que estão concentrados ao redor da praça.

“Os comerciantes estão fazendo disso um ponto de comunicação. Vão até a praça com seus lap-tops ou celulares e fazem contato com fornecedores e realizam compras. Os jovens também estão bem interessados, já que a universidade fica próxima ao ponto da internet. Nossa companhia disponibilizou o local para instalação, energia elétrica e monitoramento com câmeras”.

O coordenador do projeto, Ronaldo César Mengato, revela que a implantação de internet gratuita na cidade ainda é um projeto piloto e os equipamentos estão em fase de licitação para serem instalados também na zona rural. “A ideia é dar início à implantação das antenas começando pela zona rural. Depois expandir para o centro da cidade, porque entendemos que os moradores do campo estão mais desprivilegiados”, explica Mengato.

“Acho uma iniciativa muito legal, que poderá favorecer pessoas que antes não tinham acesso à internet, igualando assim, a inclusão digital de toda população de Bandeirantes”, revela o universitário Robson Garcia Leite. Outra parceria é com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) que irá disponibilizar a mão de obra para instalação das antenas.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br