Eleições

Postado dia 23/08/2012

Luiz Mestiço, do PSDB, conversa com alunos do colégio Carrão

Rafael Elias, Gelson, Eunice, Luiz, Silverinho, Edna, Dr. Mário, Adailton, Rafael Amaral e prefeito Tuti


O candidato a prefeito de Assaí, Luiz Mestiço, foi bastante aplaudido por alunos do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, ao dizer que, durante o mandato do político eleito, os jovens devem pintar o rosto e ir às ruas batendo panela, reivindicando e cobrando aquilo que foi prometido no período eleitoral.

Ao lado do candidato a vice-prefeito Mário Sato, da coligação Assaí Seguindo em Frente, Luiz compareceu ao auditório daquele colégio, atendendo a chamamento do projeto Consciência Política na Escola, organizado pelos professores Rafael Amaral, Rafael Elias e Lucélia Aparecida Pereira.

Tratando sobre a história e filosofia do PSDB, o candidato a prefeito discorreu sobre a democracia desde a Grécia antiga, chegando ao Brasil da ditadura, das eleições diretas, da redemocratização do país e da contribuição de importantes figuras de seu partido para construção daquele processo. Ele destacou principalmente a figura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, à época de Ministro da Fazenda, foi o responsável pela implantação da nova moeda, o Real, e também do controle da inflação.

Segundo Luiz Mestiço, ainda durante seus dois mandatos como presidente, Fernando Henrique Cardoso deixou como herança a Lei de Responsabilidade Fiscal, que disciplinou os gastos públicos, e projetos sociais como Bolsa-Escola, Vale Gás e outros, que foram unificados no programa Bolsa-Família pelo presidente que o sucedeu, Luís Inácio Lula da Silva.

Indagado por alunos sobre seu preparo para ser prefeito de Assaí, Luiz Mestiço citou a confiança depositada pelo governador Beto Richa, que o havia convidado para ocupar a diretoria do Departamento de Estado do Transporte Oficial (Deto), ficando responsável pela gestão de mais de 20 mil veículos. Em função do caminho já pavimentado entre prefeitura e governo estadual, o candidato ressalta que a cidade conta com mais investimentos que localidades como Cornélio Procópio e Ibiporá e terá ainda muito a avançar.

Como principais propostas, ele defendeu o primeiro emprego a partir de qualificação profissional, a oferta de muito lazer à juventude e à população, com investimento em práticas esportivas, retomada da equipe assaiense de futsal (que no passado representava a cidade em competição estadual) e construção de uma grande pista de skate no Parque Ikeda (Zerinho).

Sobre participação popular durante seu futuro mandato como prefeito, o tucano Luiz Mestiço disse que “política é a arte de resolver conflitos”. Nesse sentido, ele defendeu que, na condição de prefeito, sua administração fará audiências públicas com os vários segmentos da sociedade civil organizada, em escolas e bairros, para estabelecer prioridades, prestação de contas e avaliação de seu mandato por parte dos munícipes.

Para o enfrentamento do problema de drogas, ele citou a necessidade de engajamento de toda a cidade (prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e outros) e principalmente das pessoas individualmente, a partir do trabalho voluntário. Ele defendeu ainda a realização de palestras nas escolas, de um trabalho forte de conscientização, investimento intenso em esportes e em educação.

Ao destacar a importância de ir às urnas, Luiz Mestiço comentou que o “voto é uma arma sagrada”. Segundo ele, na hora do voto, inclusive muitas pessoas se emocionam durante aquele momento por demais especial, por vir à lembrança o quanto de lágrima e sangue foi derramado para que essa geração pudesse exercer aquele direito.

Falando ainda aos estudantes do colégio Conselheiro Carrão, Luiz Mestiço defendeu que Assaí tem se firmado como pólo regional, devido aos investimentos em educação. A seu ver, a oferta de curso técnico, profissionalizante e superior (a partir do Colégio Sesi, unidade do Senai, pólo presencial da Universidade Aberta do Brasil – a UAB, e implantação da escola técnica profissionalizante) tem condição de firmar a cidade como referência na qualificação para jovens para toda região.

Luiz Mestiço voltou novamente a defender que, durante os quatro anos de sua administração, serão criados mais de 2 mil empregos diretos, com carteira assinada. Para a zona rural, ele propôs a qualificação dos agricultores e parceria forte entre Banco do Brasil, prefeitura e Emater, para o desenvolvimento de projetos para geração de emprego e renda também no campo.

A visita de Luiz Mestiço e Dr. Mário ao colégio Conselheiro Carrão foi acompanhada pelo prefeito Michel Ângelo Bomtempo (PMDB), pelo ex-vereador Januário Silvério de Souza, o Silverinho, e Adailton Alves Maciel Júnior, ambos advogados.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br