Bandeirantes

Postado dia 10/04/2012

Convênio garante início da construção de UTI da Santa Casa

da Folha Paranaense

Convênio firmado entre Prefeitura de Bandeirantes e Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes garante o início da construção da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A assinatura para o repasse aconteceu na noite de 28 de março,  em solenidade realizada no Centro Cultural Takiko Hassegawa. O valor do convênio para iniciar a construção da UTI é de R$ 98 mil. Estiveram prestigiando o evento autoridades municipais, lideranças, servidores públicos e representantes da comunidade.

Durante solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco de Assis Goulart Barbosa (Chiquinho da Identidade) destacou a importância da Santa Casa no atendimento à população de Bandeirantes e também da região, e enalteceu a parceria entre poder público e entidade. Na ocasião, a provedora da entidade, empresária Carlota Rensi Meneghel, agradeceu o empenho dos vereadores na aprovação da lei e do projeto do poder executivo que direcionará os recursos para dar o ‘pontapé’ inicial a implantação da UTI.

“Hoje, a nossa Santa Casa está preparada para receber uma UTI. E com essa importante parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa, poderemos dar o ‘chute’ inicial para a construção desta sonhada unidade de atendimento”, destaca e enfatiza que para a implantação da UTI seja efetivada e em funcionamento, é preciso a união de toda a comunidade.

“As mudanças visíveis que ocorrem hoje em nossa cidade são frutos de trabalho de união e de vontade de todos. E essa mesma união deve acontecer para que a UTI entre em funcionamento. E para isso acontecer, não vamos medir esforços e vamos lutar, correr atrás”, declarou.

Para o prefeito Celso Silva, a assinatura do convênio entre Prefeitura e Santa Casa reafirma o compromisso da administração pública com a saúde da população local e regional. “Sabemos da importância e da referência da Santa Casa, não apenas na nossa região, mas em todo o Estado do Paraná, e o que a entidade representa para a saúde da população no atendimento e infraestrutura. Bandeirantes não é uma ilha quando se trata de problemas na saúde pública, ainda mais com os parcos recursos. E sim, temos problemas, porém as parcerias como temos realizados na nossa administração entre os servidores da Secretaria de Saúde, acadêmicos da UENP do curso de Enfermagem, da Santa Casa e seus colaboradores, o próprio Conselho de Saúde, importantes avanços aconteceram. E sabemos que há muito mais a seguir adiante. E esse convênio é um dos avanços. São recursos próprios do município que estarão sendo aplicados para iniciar a construção da UTI da Santa Casa”, discursou.

O QUE É UMA UTI

UTI é a sigla para Unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital, que é uma unidade completa dotada de sistema de monitorização contínua, que atende pacientes em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com um tratamento intensivo tenham a capacidade de se recuperar.

A UTI surgiu através da necessidade de oferecer um suporte maior para pacientes agudamente doentes, é um ambiente reservado e único no ambiente hospitalar que oferece monitoria e vigilância 24hs para seus pacientes.Normalmente, a UTI é formada por diversos profissionais, uma equipe interdisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br