Cidades em Destaque

Postado dia 24/07/2018 às 18:25:38

Municípios realizam oficinas do projeto Metrópole Paraná Norte

Cidades de Londrina, Cambé e Rolandia foram as primeiras localidades a sediar oficinas de engajamento do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. O projeto, iniciativa do governo do Estado financiada pelo Banco Mundial, visa planejar o desenvolvimento de três regiões metropolitanas do Norte do Estado: de Londrina, de Apucarana e de Maringá.

Durante 12 meses, uma consultoria desenvolverá o plano integrado de 15 municípios. Além das três cidades sedes, o trabalho vai abranger Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.
Além da apresentação do projeto ao público, foram escolhidas os representantes dos municípios na comissão de acompanhamento do plano. "Embora cada cidade tenha seu interesse individual, sua representatividade, a gente tem de ir além, pensar em atuar em conjunto", afirma o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, Alexandre Farina. De acordo com ele, o desafio do projeto é entregar um "resultado plausível e exequível, que represente de fato os interesses da região,"

O assessor de Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Luiz Figueira, foi um dos representante da Prefeitura de Londrina na oficina. Ele explica que se trata de uma fase inicial do projeto e que o objetivo é fazer uma "pesquisa de percepção da comunidade". "Queremos desenvolver um projeto com um olhar metropolitano, mas respeitando as demandas específica de cada cidade, em aspectos de segurança, saúde, mobilidade, desenvolvimento econômico."

Figueira ressalta que uma dificuldade a ser separada são as diferenças entre as regiões. "Se a gente pega a realidade de Londrina, ela é bem diferente de Maringá e Apucarana. Temos algumas coisas em comum, mas também muitas diferenças", alega. O assessor conta que cerca de 50 pessoas participaram da oficina em Londrina. Foram eleitas 12 pessoas para integrar a comissão de acompanhamento. "Houve uma breve apresentação do plano, um primeiro contato com as pessoas. Foi convidado o público em geral", afirma o coordenador executivo do plano, Cláudio Kruger. Na terça-feira à noite, ele apresentou a mesma oficina em Cambé. "Em duas semanas, faremos oficinas em todos os 15 municípios."

Ao todo, os 15 municípios concentram, em uma área de 6.225 km², 1,5 milhão de habitantes e um PIB de R$ 35 bilhões.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br