Santo Antônio da Platina

Postado dia 30/10/2013

Universidade Aberta vai oferecer Pedagogia na cidade

João Carlos Gomes, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,anunciou, nesta terça-feira,dia 29, que Santo Antônio da Platina será beneficiada com a Universidade Aberta do Brasil já a partir de 2014. O primeiro curso definido é o de licenciatura em Pedagogia.

O anúncio foi feito ao prefeito em exercício, Jorge Cendon Garrido (PMDB e estavam presentes também o chefe de gabinete, José Antônio, Lilian Cristina Lemes de Toledo e Ludyane Dias Machado Cabral, secretária e diretora de Educação e o diretor de Turismo, professor Cleide Roberto Alves.

"A UAB oferece curso gratuito e de qualidade e o diploma é igual e tem o mesmo valor de qualquer instituição de ensino", afirmou o secretário. Serão 40 vagas inicialmente ofertadas pela Universidade Estadual de Maringá e, com o tempo, outros cursos poderão ser disponibilizados, como Matemática, Administração Pública, Letras, História, Educação Física etc. Tudo com vestibular, é claro.

Outras instituições poderão oferecer cursos, como UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e UEL (Universidade Estadual de Londrina). Já estão funcionando UABs em Jacarezinho e Bandeirantes e, em breve, Wenceslau Braz.

O aluno estuda quantas horas quiser por dia,pelo computador em casa ou em locais públicos.No caso platinense,será na Biblioteca Cidadão e na Escola Municipal Pedro Claro, pois em ambos os prédios há espaço ocioso.

São semi-presenciais,já que em alguns finais de semana professores participam das aulas pessoalmente.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O sistema UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. 

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos pólos de apoio presencial. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br