Santo Antônio da Platina

Postado dia 13/10/2013

Prefeitura compra Seminário dos Frades Capuchinhos para nova creche

Prédio será adaptado para funcionamento de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), com capacidade para atender 650 crianças

A prefeitura e a Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina efetivaram na manhã de sábado, 11 de outubro, a compra do Seminário dos Frades Capuchinhos, localizado na rua Curitiba, Jardim Santa Cruz. O documento de aquisição foi assinado pelo prefeito em exercício Jorge Garrido (PMDB), e pelos freis Claudio Sérgio de Abreu e Itamar José Angonese, na presença dos vereadores Joel Pimentel Nóbrega (PTB), José Jaime de Paula Silva, o Mineiro (PSB), Valdir Domingos (PSB) e Francisco Faustino de Proença Júnior, o Chiquinho, (PPS). 

O Seminário foi vendido por R$ 1. 050 milhão parcelado em duas vezes. Os primeiros 500 mil foram pagos no ato da compra. O restante, R$ 550 mil será quitado no dia 20 de dezembro deste ano. A iniciativa de aquisição do imóvel foi da Câmara Municipal, que disponibilizou os recursos do duodécimo economizados pelo legislativo e que seriam devolvidos ao Executivo no final do ano. Segundo o vereador Chiquinho, a ideia era colaborar com a área da Educação, com a intenção de reduzir o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da cidade.

O prefeito Jorge Garrido explicou que há cerca de 800 crianças na fila de espera por uma vaga nas creches da cidade. “Com esse imóvel adaptado para receber alunos de zero a cinco anos, poderemos atender aproximadamente 650 crianças”, informou. 

Garrido não soube precisar quais as reformas que serão feitas no prédio e nem em quanto tempo ele estará pronto para receber alunos. “Agora precisamos analisar o imóvel para ver como ele será adaptado. Por isso, não posso precisar um prazo para seu funcionamento”, disse. 

O imóvel ocupa um terreno de 2068 metros quadrados. A área construída (com exceção da capela, que não entrou no negócio), é de 438,32 metros quadrados. Segundo os freis, todo o prédio é murado e possui um poço artesiano próprio em funcionamento. “Há também uma grande parte gramada, que dá para as crianças brincarem à vontade e em segurança”, comentou o frei Claudio Sérgio salientando que o Seminário foi construído no ano de 1992, embora os Capuchinhos tenham atuado em Santo Antônio da Platina por 94 anos seguidos.

Os freis Claudio e Itamar salientaram que ficaram felizes que o Seminário tenha ficado para a comunidade platinense. “Tivemos ofertas até maiores e mais tentadoras que esta, mas preferimos aceitar a da prefeitura porque ficamos satisfeitos em saber que um imóvel que foi tão importante para nós servirá à população platinense”, disseram. Segundo eles, o dinheiro da venda será aplicado em um imóvel da Ordem dos Capuchinhos em São Lourenço de Brindes (SC). 

O prefeito e os vereadores agradeceram aos freis pela preferência e consideração. O vereador Chiquinho disse que Câmara Municipal oferecerá uma Moção de Aplausos aos freis da Ordem.

fonte: Tá No Site


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br