Santo Antônio da Platina

Postado dia 11/10/2013

Planejamento financeiro faz conscientização de alunos

do NP Agora

Alunos do Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina, estão colocando as contas na ponta do lápis para repensar e planejar hábitos de consumo. Além de calcular juros, porcentagens e outras fórmulas matemáticas, os jovens aprendem a fugir das armadilhas do mundo consumista, que levam ao endividamento e ao gasto desnecessário de recursos naturais como água e energia elétrica.

“Aprender a administrar o orçamento pessoal é um desafio, pois, além de responsabilidade e determinação, exige treino, por mais banal que uma contabilidade doméstica possa parecer”, diz a professora de Física e Matemática, Sônia Aparecida Justino(foto), responsável pelo projeto que nasceu no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Durante a aplicação do projeto na escola, foram realizadas palestras sobre economia doméstica, investimentos, empréstimos, financiamentos e taxas de juros, além de simulados sobre formas de aquisição de produtos. Destaque ainda para as atividades de apoio psicológico, que orientava os alunos a diferenciar conceitos como: vontade, necessidade e tempo, itens preponderantes para um bom planejamento financeiro.

A temática surgiu depois de perceber que muitos alunos não planejavam as despesas e compravam mais por impulso que por necessidade. A professora considera fundamental o ensino da Matemática Financeira para que o aluno seja capaz de analisar propostas e escolher a melhor possibilidade, além de contribuir para o planejamento do orçamento familiar.

 

O Projeto de Consumo consciente foi apresentado no 11º Encontro Nacional de Educação Matemática, no fim do semestre passado, em Curitiba. Sônia abordou a metodologia desenvolvida com alunos do ensino médio e do quarto ano do curso de Formação de Docentes.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br