Sapopema

Postado dia 22/11/2012

Padre Sasaki recebe delegação francesa e discute intercâmbio

O coordenador da Casa Familiar Rural (CFR), Helio Ferreira Couto, de Sapopema, foi até Curitiba, para buscar quatro professores de uma delegação de 13 pessoas das Maisons Familiales Rurales (MFR) da Regional de Rhône-Alpes  da França.

Naquela ocasião, o secretário de Estado de Educação e vice-governador do Paraná, Flavio Arns e a chefe do Departamento de Educação e Trabalho, Marilda Aparecida Diório Menegazzo, tambem receberam toda a delegação francesa e a o coordenador da CFR de Sapopema no auditório da Seed/PR para dar as boas vindas aos franceses ao Estado e apresentar os trabalhos  que o governo estadual desenvolve com as Casas Familiares Rurais do Paraná.

No período da tarde, saíram rumo a região Norte Pioneiro do Paraná, Thierry Molimar - MFR ST Martin-Em-Hault que trabalha com a formação voltada para mecânica de automóveis e maquinas agrícolas, o Sr. Gilles Viricel - MFR Val de Coise que atua na construção civil, Olivier Talon - MFR de ST Romain-de-Popey que atua na formação de condutores de máquinas e implementos agrícolas e José Carlos Silva – MFR de La Palma que nesta ocasião também cumpriu a tarefa de tradutor.

O objetivo principal da visita foi de conhecer a realidade da CFR de Sapopema para programar um intercâmbio entre os jovens brasileiros e franceses. A agenda dos 02 dias foi realizada da seguinte forma: pela manhã do dia a CFR apresentou o espaço físico e a proposta do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

Os professores franceses realizaram um diálogo com a equipe de trabalho e com os jovens do 1º ano. Após a coordenação da CFR de Sapopema acompanhou-os nas seguintes instituições: na Emater local onde conheceram um pouco da realidade produtiva do município de Sapopema. Em seguida foram recebidos pela Prefeita Dona Vera Golono onde a delegação francesa apresentou a proposta do intercambio e Dona Vera também deu as boas vinda ao nosso município e ressaltou a importância desse intercambio entre a CFR de Sapopema com as MFR da França e que a prefeitura municipal é parceira nessa atividade. Depois Silvia Regina de Azevedo – Diretora do Colégio estadual Sapopema – Escola Base da CFR de Sapopema também recepcionou delegação e apresentou o espaço físico do colégio.

No período da tarde foram visitar algumas instituições no município de São Jerônimo da Serra a 40 km de Sapopema: foram recepcionados pelo padre Sasaki na Associação Filantrópica Humanitas onde também colocaram a proposta do intercâmbio, o padre Sasaki relatou a realidade difícil dos agricultores familiares e depois apresentou a jovem Priscila Silva Ramos formada na CFR de Sapopema na turma de 2011 que trabalha na produção de própolis do qual é exportado para o Japão e também desempenha atividades no laboratório de mudas de Orquídeas.

Os franceses conheceram a estruturas de laboratório e o viveiro de mudas de orquídeas e depois receberam uma Kit de produtos de Própolis como lembrança. Em seguida foram na Sede da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Norte Pioneiro – COANOP onde tiveram a oportunidade de conhecer vários jovens formados na CFR que estão atuando como técnicos nessa Cooperativa. Presenciaram como se faz o processo de prova de café apresentado pelo jovem Claudemir da Silva formado na CFR e depois foram na agroindústria de beneficiamento de café e a nova sede administrativa ambas ainda em construção, um empreendimento de cerca de 5,5 milhões de reais numa parceria com o BNDES.

O jovem Rodrigo Casado formado na CFR e hoje administrador da Cooperativa e Tesoureiro da Associação da CFR relatou a história dessa cooperativa de assentados e as futuras perspectivas futuras com a produção e o beneficiamento do café.

Em seguida, a delegação foi até um Assentamento conhecer uma experiência de Reforma Agrária do MST e visitou o viveiro de mudas de café da Coanop. E também estiveram na propriedade do Sr. Alonso Salles – do Conselho administrativo da Associação da CFR onde conheceram uma lavoura de café em produção.

Por último, visitaram a propriedade de Juvêncio Rosa de Ramos, o presidente da CFR, onde também expuseram a proposta do intercâmbio. O presidente falou da realidade da nossa CFR e afirmou que é de suma importância essa parceria com as MFR da França. Para finalizar a noite houve uma confraternização onde degustaram uma picanha regada a chopp.

No dia seguinte, ouviram as expectativas dos jovens da CFR de Sapopema sobre o intercâmbio e fizemos um planejamento onde a CFR de Sapopema receberá em abril de 2013 uma delegação de 14 jovens franceses e seus professores da MFR de ST Romain-de-Popey e no mês de outubro de 2013 uma delegação de 22 jovens e seus professores da MFR ST Martin-Em-Hault.

E uma provável visita da CFR de Sapopema a essas CFRs Francesas em dezembro de 2013. No final da manhã a . Patricia de Souza – Secretaria executiva da CFR conduziu a delegação até o município de Reserva aonde a CFR de Santa Maria do Oeste veio buscá-los para uma estadia na sua escola e região.

Toda a comunidade escolar de nossa CFR ficou muito feliz com a visita da delegação dos professores franceses e muito entusiasmado com a futura parceria de intercâmbio entre a  CFR de Sapopema com as MFR de ST Romain-de-Popey e MFR ST Martin-Em-Hault.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br