Uraí

Postado dia 16/10/2012

Envenenamento de animais deixa população assustada

Envenenamento de animais deixa população assustada - cuitepbonline

de O Diário

A matança de gatos e cachorros de rua no município de Uraí (51 km de Londrina) está deixando a população da cidade assustada. Após receber várias denúncias, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o falecimento dos animais, que teria sido causado por envenenamento.

O investigador da Polícia Civil de Uraí, Nelson Davi Pinheiro, informou que há cerca de 15 dias gatos apareceram mortos. O caso ganhou maior repercussão quando, na última semana, quatro cachorros que eram conhecidos na cidade foram encontrados em óbito.

Um veterinário examinou os bichos e acredita que eles foram envenenados com chumbinho, também conhecido como mão branca. "Nós estamos averiguando porque isso não pode ficar assim, temos que identificar a autoria. Esse chumbinho é proibido a sua venda no Estado do Paraná. Quando o animal come enrolado em uma linguiça, a morte é praticamente imediata", colocou.

Protesto

O envenenamento dos animais abandonados parece ter sido interrompido, segundo Pinheiro, diante da comoção popular. Foram feitos manifestos na cidade, com a utilização da mídia local, em defesa do direito dos animais. Os cachorros eram dóceis e queridos pelos populares, que os alimentavam diariamente.

O investigador afirmou que já tem pistas de quem seria o autor do crime, mas ainda não pode revelar detalhes para não prejudicar as investigações. O poder judiciário deve ser acionado para que sejam expedidos mandados de busca e apreensão em residência suspeitas, com o intuito de encontrar chumbinho.

"Isso é um crime contra os animais que prevê a assinatura de termo cincunstanciado, mas existe o problema do uso do veneno. Se o autor indicar onde comprou, o comerciante vai sofrer a parte administrativa, com autuação por parte do Instituto Ambiental do Paraná (IAP)", explicou.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br