Eleições

Postado dia 10/10/2012

Eleitores denunciam irregularidades nas eleições em Leópolis

 Revoltados, moradores da cidade de Leópolis (25 Km de Cornélio Procópio), procuraram o site Anuncifácil por volta da meia noite, no início da madrugada de segunda feira (8), para denunciarem supostas irregularidades nas eleições da cidade.

De acordo com o eleitor Silvio Donizete, ao chegar para votar, o seu nome não foi encontrado na lista, graças a isto foi impedido de votar, apesar de participado de outras eleições na cidade e ter o seu título de eleitor registrado como ativo.

Rafaell P. de Lima, reclama o mesmo, afirmando ter sido orientado pela mesa a entrar na justiça caso se sinta lesado. O eleitor denuncia ainda que outras pessoas tentaram votar, mas alguém voltou em seu lugar, além de várias outras que compareceram dez minutos antes do fechamento da seção eleitoral e foram informadas que já havia fechado.

Dona Lenice Baldino diz que ao comparecer na seção eleitoral foi impedida de acessar a urna eletrônica, segundo os mesários, ela já havia votado, porém não constava a sua assinatura no documento de votação. Dona Lenice registrou queixa junto ao Cartório Eleitoral.

úlia da Silva Prata, outra eleitora, afirmou que ao digitar o número de seus candidatos, não aparecerem às fotos e mesmo confirmado o voto, a urna eletrônica apresentou defeito e não finalizou a ação. Espantada ela informou a mesa, porém ninguém lhe deu atenção, o que a deixou muito chateada.

Como dona Júlia, o Sr. José Vitor da Silva e a Sra. Antônia de Sá Massaro, passaram pelo mesmo problema e ao reclamarem foram informados que seus votos foram registrados, porém ambos desconfiam que algo de muito errado aconteceu, conforme afirmaram.

Sebastião Rufino diz que precisou brigar com os mesários para que fizessem a urna funcionar corretamente, pois a foto de seus candidatos não apareciam, mas as oito pessoas que estavam na sua frente votaram em candidatos sem fotos, declara o eleitor.

Valdir Freire reclama que ao votar em seus candidatos, apareceram fotos de pessoas que ele desconhece, apesar de estar certo do número que ele digitou. Ao comunicar o defeito foi informado que não havia nenhum problema com a urna.

Irene Vicente da Silva, relatou que votou para vereador, contudo não apareceu a foto, mas mesmo assim confirmou, ao sair da cabine para reclamar foi impedida de voltar à urna para votar no prefeito, sendo informada que não poderia mais votar.

A mesária Bruna, declarou que apesar do treinamento rigoroso que todos passaram, a presidente da seção onde trabalhou não seguiu os procedimentos e não registrou casos ocorridos na ata da eleição. A mesária informou que presenciou um eleitor reclamando do mau funcionamento da urna, porém a presidente da seção não se atentou ao fato e agiu displicentemente.

Bruna confirmou o fechamento da seção antes do horário determinado pela justiça, além dos nomes que despareceram das listas e votos registrados no lugar de outras pessoas. Para a mesária, esta é a quarta vez que ela trabalha em eleições na cidade de Leópolis, sendo a primeira vez que ela observa um número tão baixo de eleitores comparando com os anos anteriores.

A equipe de reportagem do site Anuncifácil procurou a Justiça Eleitoral na manhã de segunda feira (8), para expor o caso e fomos informados que o órgão só poderá se pronunciar oficialmente após os envolvidos registram queixa, pois cada situação deve ser analisada separadamente conforme rege os parâmetros da lei eleitoral.

Nas eleições para prefeito de Leópolis, a candidata do PDT, professora Cléa, venceu a sua principal oponente, a candidata Cinthia do PTB, com a diferença de apenas seis votos.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br