Eleições

Postado dia 11/07/2012

Conheça o perfil de 9 candidatos a vereador de Assaí

Eduardo - 13
Juan - 20
Mestiço - 45

As eleições municipais de 7 de outubro de 2012 vão se aproximando, e o eleitorado começa a refletir sobre o perfil do candidato ideal para prefeito e vereadores da cidade.

A começar pelos inúmeros comentários de leitores do portal Revelia, há quem prefira votar em candidato “sempre atencioso com as pessoas”, em “pessoas dedicadas, competentes e inteligentes independente de sua escolaridade”, “porque o cara é gente boa demais”, “pessoas amigas” e que “entende das necessidades do povo”.

Tais comentários representam uma distorção tremenda do que significa o processo democrático. Bem verdade, do processo eleitoral é assegurada a participação de todos, desde que atendidas algumas exigências legais. No entanto, do ponto de vista do eleitor, a escolha deve se pautar no preparo e qualificações de determinado candidato para o exercício daquele cargo.

Diante das urnas em 7 de outubro próximo, o eleitor não terá que escolher um candidato a santo, a assistente social, a pai dos pobres e um amigo para todas as horas. Do pleito eleitoral deve surgir apenas aqueles que vão discutir, propor, elaborar e executar políticas públicas votadas à geração de emprego e renda, à moradia, à saúde, lazer, esportes, cultura, segurança pública, desenvolvimento socioeconômico e outros.  

O vereador eleito deve saber principalmente o que é Lei Orgânica do Município, Constituição Federal , Constituição Estadual, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Assaí, e demais normas ligadas a zoneamento urbano, impostos e taxas. Ou seja, não bastar apenas interpretar a vontade e necessidade da população, e sim propor formas de encaminhamento para atendimento daquelas carências.

Ao menosprezar o grau de escolaridade de alguns candidatos,  há eleitores que defendem que “o ex-presidente Lula não tinha formação superior e nem por isso deixou de ser competente”. O que tais analistas de plantão esquecem é que o então candidato Lula participa do Instituto Cidadania, convivendo com as maiores cabeças pensantes do país, e no exercício do cargo na Presidência, ele pôde contar com a mais qualificada equipe de técnicos e burocratas.

Já no caso de vereador de uma pequena província que há nome Assaí, se o eleito para a Câmara Municipal é analfabeto e sem conhecimento para o exercício do cargo, quem vai socorrê-lo? Com quantos assessores esse político vai contar? Qual seria a qualidade do trabalho desenvolvido? Bem verdade, tal vereador eleito seria apenas mais um manipulado pelas velhas e tradicionais raposas da política.

A seguir o perfil dos principais candidatos a vereador de Assaí que vão às urnas em 7 de outubro de 2012:

 

CLEYTON CRUZ - com a experiência de quem vem de família tradicional de políticos (do pai prefeito e mãe vereadora) e tem formação superior em Direito, o advogado Cleyton Cruz já atuou como assessor da Assembléia Legislativa do Paraná e mantém importantes contatos e articulações com o poder estadual.
Cleyton - 21-120  
DIEGO VIANA – na condição de empresário (Assaí Car) e assessor do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida e envolvido com eventos na região, o acadêmico em Direito, Diego Viana, tem pavimentado nos últimos anos importantes contatos com lideranças políticas da região norte paranaense e também da capital Curitiba.
Diego - 20.123  
GAVIÃO - com uma forte inserção na zona rural, a partir da atuação junto ao sindicato de trabalhadores, ele tem se dedicado à questão de previdência, conduzindo atualmente processo de assentamento de dezenas de famílias no município. É o principal porta-voz daquele segmento
Gavião - 15.555  
HENRIQUE SATO - com espírito empreendedor e experiência de quem comanda atualmente duas empresas no ramo supermercadista (Super Primus Amoreira) e Sato Super Coposa), o jovem Henrique Sato vem de família também de político, do pai Mário Sato, que foi prefeito de Assaí. Ele tem se transformado em liderança entre a juventude e principalmente entre a classe médica e a colônia nipônica do município
Henrique - 25.678  
.JUNINHO DA SAÚDE – na condição de secretário municipal da Saúde, Juninho esteve à frente da implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e principais discussões envolvendo a transferência da participação de Assaí da Regional de Cornélio Procópio para Londrina. Ele é umas das principais referências no que se refere à política pública voltada à saúde.
Juninho - 14.444  
MAGOO – atualmente trabalhando na prefeitura, mas Magoo se revelou liderança entre os estudantes universitários, ao defender e articular a criação de uma associação, possibilitando o repasse de recursos públicos para custeio do transporte principalmente para Cornélio Procópio
Magoo - 17.777  
NANY MAIA – atuando como colaboradora do portal Revelia e mantendo diariamente contatos com os vários segmentos da sociedade assaiense, a carismática jovem Nany Maia vem se consolidando como promissora liderança política a defender os interesses de crianças, mães, mulheres e pessoa idosa. Para seu projeto eleitoral, ela tem se cercado de lideranças políticas e populares e de pessoas influentes ligadas à Saúde Pública, Direito, Marketing e Administração Pública.
Nany Maia - 55.555  
PROFESSOR TURQUINHO – ao lado de sua esposa Sandra, é a principal liderança entre os professores da rede municipal. Ele tem ativa participação no Conselho de Educação, na elaboração do Plano Municipal de Educação, na fiscalização de recursos do Fundeb e outros assuntos relacionados ao tema.
Turquinho - 20.789  
TELINHO - na condição de servidor público municipal, atuando na Secretaria Municipal de Obras e Serviços, Telinho tem acompanhado os avanços e problemas enfrentados por Assaí. Ele tem sido o principal defensor dos interesses da comunidade, a partir do trabalho desenvolvido à frente da associação de moradores de conjunto habitacional Cotia, e também do funcionalismo público municipal.
Telinho - 45.678  


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br