Geral

Postado dia 27/03/2026 às 21:10:17

Das 33 capitais de Colômbia, já conheci 18

Após passar vários meses em Colômbia, considero aquele um dos países mais fantásticos da América do Sul. De Norte a sul, de leste a oeste, guardo memoráveis histórias.

Minha primeira porta de entrada foi Letícia, no departamento de Amazonas, na divisa com a brasileira Tabatinga. Para chegar ali, são cinco dias de barco a partir de Manaus (AM), subindo pelo rio Amazonas.

Ainda por água, de Letícia, segui ao Peru, passando por Iquitos e Pucallpa, para finalmente chegar à capital Lima, em trecho agora de ônibus, em 24 horas.

Com algumas semanas de estrada, parti então rumo ao Equador (Guayaquil e Quito), até novamente a terra de Shakira. Para quem cruza Ipiales rumo a Pasto, no departamento de Nariño, e segue até Popayán, no Cauca, a estrada serpenteia por entre cordilheiras imponentes. São inúmeras montanhas, e a cada curva o viajante desce quase mil metros de altitude, num percurso que revela tanto a grandiosidade dos Andes quanto a diversidade de paisagens da Colômbia.

Por diversidade de clima, tem-se ainda os dias frios e chuvosos de Tunja (Boyacá), e também da capital do país Bogotá (Cundinamarca). Para quem gosta de muito sol e praias caribenhas, opções ficam por conta de Barranquilla (Atlántico), Cartagena de Indias (Bolívar) e Magdalena (Santa Marta).

Entre os extremos, já fui até Cúcuta (Norte de Santander), na fronteira com San Antonio de Tachira, na Venezuela, além de Buenaventura (Valle del Cauca), quase saída para o oceano Pacífico, e ainda Riosucio, a mais de 200 quilômetros de Quibdó, capital de Chocó, à beira do rio Atrato. Também passei alguns dias em Turbo e Necocli, no departamento de Antioquia. Por ali é caminho de quem toma uma lancha, cruza o Atrato, rumo a Acandi ou Capurgana, e segue pela floresta do Darién, no Panamá, com destino à América Central e principalmente Estados Unidos.

Capital do departamento de Antioquia, Medellín me chamou muito a atenção, pelas amplas áreas verdes, bibliotecas bem estruturadas, organização do trânsito, mobilidade urbana, sotaque e bandeja paisa. O mesmo se pode dizer, mesmo em menor escala, acerca de Manizales, capital de Caldas.

Quem viaja para Armenia (Quindío) e Pereira (Risaralda) tem a sensação de ter sido recebido na casa da avó. Localidades de temperaturas amenas, próximo a 20 °C, muita produção de alimentos e muita comida boa no prato.

Da mesma forma que em Bolívia, também em Colômbia se encontra restaurante ou comércio de rua para comer a qualquer horário do dia. Destaque especial para as inúmeras padarias, que servem como ponto de encontro. Por ali, encontrei os mais diversos e melhores pães do planeta.

Com mais de oito meses naquele país, tive ainda a oportunidade de conhecer Montería (Córdoba), Bucaramanga (Santander), Sincelejo (Sucre), Ibagué (Tolima), Cali (Valle del Cauca). Vantagem é que se consegue sempre um bom desconto à hora da viagem de ônibus.

Não poderia ainda deixar de mencionar as duas dezenas de máquina de escrever daquelas antigas, na praça central da cidade de Cali. Pessoal oferece serviços de redação e digitação de documentos oficiais, cartas, currículos, petições simples e até declarações pessoais. Entre Cali e Buenaventura, a estrada se abre em pelo menos 10 túneis que perfuram a cordilheira, conduzindo o viajante até o mar do Pacífico.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br