Veja Também -
Norte do Paraná ganhará resort da Wyndham Hotels & Resorts
Caso das ações de juízes contra jornalistas do PR entra na pauta do STF
Motoristas protestam em praça de pedágio desativada em Cambará
Prefeitura de Mangueirinha realiza 1ª Feira do Micro Empreendedor
Gleisi cai nas mãos de Cármen Lúcia
- Veja + Notícias
Notícias
Postado dia 21/09/2023 às 13:42:39
Caso das ações de juízes contra jornalistas do PR entra na pauta do STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, pautou para esta sexta-feira (22/9), no Plenário Virtual, o início do julgamento da reclamação que trata da série de processos movidos por juízes contra o jornal Gazeta do Povo e jornalistas que atuam ou atuaram no veículo.
As ações foram paralisadas em 2016 por decisão da ministra. Na ocasião, ela suspendeu os efeitos de condenações e o trâmite de processos judiciais padronizados movidos no Paraná contra o jornal e os profissionais de imprensa.
A ofensiva judicial dos magistrados do Paraná seria uma retaliação contra uma série de reportagens publicada pelo jornal. Nessa série, o veículo revelou que, embora os juízes e promotores recebam salários abaixo do teto, também recebem auxílios e benefícios como forma de "indenização", que não se submetem a esse limite. De acordo com as reportagens, juízes e desembargadores paranaenses ganham até 28% acima do teto.
Na reclamação, o jornal alegou que as ações em massa têm como objetivo punir a empresa e os jornalistas e, assim, evitar a publicação de novas reportagens desfavoráveis ao Judiciário do Paraná. Em 2016, a Gazeta do Povo recebeu um prêmio pela série de reportagens.