Norte do Paraná

Postado dia 19/05/2019 às 04:30:02

Certidões de empresas em concurso fraudulento têm diferença de minuto

Na farsa envolvendo o concurso público da Câmara de Vereadores de Assaí, documentos das três empresas participantes da dispensa de licitação foram emitidos na mesma data, 17 de fevereiro de 2009, em intervalo de pouco mais de minuto.

Para o Ministério Público, todas aquelas certidões foram emitidas pela mesma pessoa, o responsável pela empresa Contec Consultoria e Assessoria, Arildo Rogério da Silva, de Abatiá, “que por certo cuidou de providenciar a documentação de todas as empresas que com ele ‘concorriam’”.

A autoria da fraude recai sobre a Contec, empresa vencedora na licitação para organizar o certame em Assaí, sendo a única que juntou todos os documentos necessários a uma contratação com o ente público.

No entanto, Arildo havia juntado ainda certidões depois da data da licitação ocorrida em 17 de fevereiro, ou seja, em 12 de março e 02 de abril de 2009. Trata-se de mais um fraude no processo licitatório diante de certidões indispensáveis à contratação emitidas posteriormente à assinatura do contrato.

Irregularidades em concurso público em Assaí são semelhantes àquelas ocorridas em Primeiro de Maio, Santa Amélia e Sapopema, envolvendo também a mesma empresa, Contec Consultoria e Assessoria, de Abatiá (PR). A fraude em certames naquelas localidades renderam ações civis por improbidade administrativa, atualmente em tramitação.

O esquema fraudulento envolvia o prévio direcionamento do procedimento licitatório a empresa pré-determinada (Contec), incumbida da realização do certame, bem como a manipulação dos resultados, resultando na aprovação de candidatos igualmente pré-determinados (no caso, servidores que já atuavam em Câmaras e prefeituras daqueles municípios).

A seguir horário da emissão de certidões em nome de empresas participantes de dispensa de licitação de concurso público em Assaí:

Empresa

Certidão

Data

Horário

Diferença de tempo entre certidões

Arantes

Contr. Previdenciária INSS

17/02/2009

 

 

Arantes

Regularidade FGTS

17/02/2009

14:59:54

1 min e 30 s

Contec

Contr. Previdenciária INSS

17/02/2009

 

 

Contec

Regularidade FGTS

17/02/2009

15:01:24

1 mim e 11 s

Assessorarte

Contr. Previdenciária INSS

17/02/2009

 

 

Assessorarte

Regularidade FGTS

17/02/2009

15:02:35

 

 

PARA SABER MAIS:

Provas foram incineradas um mês após concurso da Câmara de Assaí

Mesma pessoa produziu todos os atos de concurso público em Assai, diz MP

Concurso da Câmara de Assai foi conduzido por empresa fantasma

Fraudadores de concurso em Assaí têm ligação com deputado e advogado

Ex-vereadores alertaram sobre fraude em concurso organizado pela Contec


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br