Norte do Paraná

Postado dia 10/03/2017 às 02:31:06

Com oito instituições, Cornélio Procópio se consolida como cidade universitária

Com quase 47 mil habitantes, Cornélio Procópio vem se destacando como polo universitário no Norte Pioneiro. São oito instituições de ensino superior que operam na cidade, duas delas da rede pública e outras seis da particular, incluindo o sistema de Ensino a Distância. São elas a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Cristo Rei (Faccrei), Faculdade Dom Bosco, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Fakcen, Cesumar e Faculdade Educacional da Lapa (Fael). Além de atrair estudantes de todas as regiões do País, as unidades garantem centenas de vagas de trabalho e retorno financeiro para o município. 

A UTFPR de Cornélio Procópio conta com 2.522 alunos matriculados vindos de diversas partes do País - 26% deles, aproximadamente, vindos dos municípios doa região. O quadro profissional da UTFPR tem 217 professores e 93 técnico-administrativos, e outros 35 postos de trabalho dos serviços terceirizados. 

De acordo com o diretor de Graduação e Educação Profissional da instituição, Márcio Jacometti, além de oferecer mão de obra altamente qualificada, impulsionar o comércio e o setor de serviços na região, a instituição tem capitaneado o projeto de implantação do Parque Científico e Tecnológico (PCT), após receber a doação de um terreno particular de 120 mil m2. "Em função de nossa recente expansão, muitos profissionais buscam a UTFPR para prestar concurso e acabam se instalando em nossa cidade", conta Jacometti.

Divulgação - A Uenp contabiliza 30 anos de participação na história e no desenvolvimento de Cornélio

 

             A Uenp contabiliza 30 anos de participação na história e no desenvolvimento de Cornélio

 

O retorno desse investimento para a população em educação e tecnologia é direto. A universidade conta com o Programa de Empreendedorismo e Inovação, que possui sete projetos incubados e 12 empresas startup atuando na Incubadora de Inovações do campus, mais de 50 postos de trabalho e faturamento anual em torno de R$ 1 milhão. Entre os destaques, a Forlogic Software que está em Cornélio Procópio, a Oktagon Games que desenvolve jogos para entretenimento, com sede no Rio de Janeiro e um estúdio em Londrina e a Solution 4 Web, que desenvolve sites e presta consultorias na área de marketing digital na região de Cornélio Procópio. 

Outra universidade que conta com 30 anos de história na cidade é Uenp, que tem hoje 1.500 alunos matriculados nos cursos de gradução, pós-graduação e mestrado. Um terço da população acadêmica é de Cornélio Procópio. Segundo o diretor do campus, professor Sérgio Roberto Ferreira, fora as significativas oportunidades de formação superior, a instituição também oferece emprego nas áreas de segurança patrimonial, zeladoria, serviços gerais e manutenção elétrica predial, que são os trabalhadores terceirizados, bem como o quadro de servidores efetivos. Ele lembra que também é preciso destacar a logística de transporte que é bastante intensa, bem como demandas de consumo para o município em função dos alunos que vão para Cornélio Procópio em busca de trabalho e estudos. O campus conta atualmente com 112 docentes (efetivos e colaboradores) e 19 Agentes Universitários, totalizando 121 servidores. 

Para ele, a cidade e a região têm condições de empregar os formandos. O professor cita como iniciativas positivas de inserção dos alunos no mercado de trabalho o "Programa Bom Negócio Paraná", do governo do Estado, que busca aprimorar o sistema de gestão das micros e pequenas empresas, o "Ajude", de Apoio Jurídico e Empresarial aos Micros Empreendedores Individuais, e as micro empresas da cidade, que têm convênio com a Associação Comercial de Cornélio Procópio. "A nossa maior preocupação está na qualificação da formação, ou seja, desenvolver o ensino, pesquisa e extensão com qualidade em todos os nossos cursos", afirma Ferreira.

por Juliana Leite, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br