Norte do Paraná

Postado dia 22/06/2026 às 13:46:48

Ortobom é condenada em R$ 300 mil por ausência de mulheres na gerência, no Paraná

O Tribunal Superior do Trabalho condenou, em 10 de junho, a Ortobom a pagar R$ 300 mil por danos morais coletivos por discriminação contra mulheres. A decisão foi tomada depois de ação civil pública do MPT (Ministério Público do Trabalho) que alegava que todas as 22 gerências e as duas subgerências da fabricante de colchões eram ocupadas por homens em 2022.

A decisão foi confirmada por unanimidade pela 3ª Turma do Tribunal. O acórdão ainda não foi publicado. 

A condenação envolve uma unidade da Ortobom em Arapongas (PR).

O relator do caso, ministro Alberto Balazeiro, afirmou que a empresa não apresentou uma “explicação objetiva plausível” para o preenchimento dos cargos de gerência. E declarou que mais da metade da população da cidade de Arapongas, onde fica a fábrica, é composta por mulheres.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 - Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR Desenvolvimento AbusarWeb.com.br