Ribeirâo do Pinhal

Postado dia 29/11/2013

Projovem certifica 61 trabalhadores em diversas áreas

O programa Projovem Cidadão — Juventude Cidadã certificou em Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, mais 61 trabalhadores que concluíram cursos de qualificação em quatro diferentes áreas. O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, e prefeito Dartagnan Calixto Fraiz participaram da solenidade, realizada no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal. 

Romanelli falou sobre os desafios da educação profissional e sobre o compromisso do Governo com a qualificação de mão de obra em todo o Estado. Ele destacou, ainda, que apesar das dificuldades, a Educação é o caminho para a promoção da cidadania e do desenvolvimento. "Não desistam. Aproveitem esse conhecimento obtido e busquem mais conhecimento ainda para ingressarem no mercado de trabalho, pois esse é um grande momento na vida de cada um", afirmou. 

Valorização 

Os programas de qualificação profissional têm mudado a realidade de muitos jovens trabalhadores. A maioria dos qualificados, após a conclusão do curso, é encaminhado diretamente ao mercado de trabalho. Além disso, a qualificação aumenta a renda mensal dos que atuavam na informalidade ou já estavam empregados. 

Esse é o caso, por exemplo, do jovem Fernando Barbosa, 28 anos, que foi qualificado para atuar na área de construção e reparos. Antes de se matricular no curso do Projovem Trabalhador em Ribeirão do Pinhal, ele fazia apenas bicos como servente de pedreiro para sustentar a família. "Assim que comecei o curso, fui convidado a trabalhar para uma empresa da cidade e agora eu tenho carteira de trabalho assinada como pedreiro", contou. 

Segurança 

Fernando disse que além da segurança com o registro do trabalho na carteira profissional, também recebe 80% a mais do que antes de realizar o curso de qualificação. "Eu recomendo a participação nesses cursos, pois é a oportunidade de se profissionalizar. É uma oportunidade que facilita o acesso ao mercado de trabalho", afirma. 

A jovem Malany Mendes da Silva Leal, 24, trabalha em um Centro de Educação Infantil, mas nas horas vagas, atende as amigas com prestação de serviços pessoais. Por isso, ela optou por matricular-se no curso do Projovem Trabalhador, para se qualificar e atender melhor, com aumento da clientela.
"Com a participação no curso, tive um aumento de 50% nos rendimentos extras, pois mais pessoas me procuram para que eu possa atendê-las. Foi uma oportunidade única", disse ela. Malany faz questão de citar a amizade com alunos e professores conquistada durante o curso. "O curso me possibilitou não somente a qualificação profissional, mas valores muito maiores que, certamente, vão me acompanhar por toda a minha vida."


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br