Santa Cecília do Pavão

Postado dia 16/11/2013

Edimar Santos diz que governo beneficia interior com investimentos

Edimar Santos diz que governo beneficia interior com investimentos
Edimar Santos, da 18º Regional de Saúde

Na avaliação do chefe da 18º Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Edimar Santos, o governo Beto Richa descentralizou as ações que até então beneficiavam apenas a Região Metropolitana de Curitiba e acabou privilegiando também os municípios do interior do Estado.

Ele defende que os investimentos aos pequenos municípios têm chegado também através de ações em transporte escolar, merenda escolar e recursos destinados à saúde, entre outros.

A seguir principais trechos de entrevista concedida pelo ex-prefeito de Santa Cecília do Pavão, ex-presidente da Amunop e do Cisnop e atual chefe da 18º Regional de Saúde de Cornélio Procópio:

Revelia: Nesse mês o governador Beto Richa completa a meta de ter visitado todos os 399 municípios do Paraná. Qual a importância disso?

Edimar Santos: Além da importância, nós temos a questão do respeito de um governo do estado do Paraná. Imagine, você,  um prefeito de uma cidade e não conhecer um bairro, a sua  realidade, as estradas rurais. E o governador Beto Richa visita os municípios, obtendo os pedidos de prefeitos, das lideranças e ao mesmo tempo também acompanhando de perto a situação de cada município e ouvindo as pessoas.

Revelia: Para Santa Cecília do Pavão, o que representa essa visita na data de hoje?

Edimar Santos diz que governo beneficia interior com investimentos
com o governador Beto Richa

Edimar Santos: Fazia 24 anos que um governador não vinha em Santa Cecília do Pavão. Passavam as pessoas pelas campanhas eleitorais, mas o governador de fato no mandato o último que aqui passou foi na época de 1998 a 1999. E hoje o Beto dá essa alegria grande para Santa Cecília do Pavão, anunciando investimentos e realmente recursos importantes para que a população tenha a tão sonhada qualidade de vida e melhoria em todos os aspectos na infraestrutura da cidade.

Revelia: Após quatro três anos do atual governo, em que direção caminha o Paraná a partir da administração Beto Richa?

Edimar Santos:  O governo caminha para o municipalismo. O governo descentralizou as ações que sempre foram concentradas na Região Metropolitana de Curitiba, relacionadas à industrialização. Prova disso é que o interior hoje recebe o Paraná Competitivo, onde quando uma pessoa, indústria quer investir no estado do Paraná o governador já sinaliza os pequenos municípios que possa tem disponibilidade de terrenos. Então houve uma inversão de investimento do governo do estado do Paraná.

Revelia: Quais ainda outras demonstrações de que o governo estadual está com sua atenção voltado aos municípios do interior?

Edimar Santos:  Por que eu falo que houve inversão? Prova disso é que nós tínhamos R$ 27 milhões aplicados no transporte escolar, e hoje o governador investiu R$ 92 milhões. Então essa diferença é investida nos pequenos municípios. Quando a gente faz a compra da merenda escolar orgânica e também da agricultura familiar, nós melhoramos os investimentos na população.

Edimar Santos diz que governo beneficia interior com investimentos
vereador Manoel e Edimar Santos

Quando a gente tem um governo que investe no VigiaSUS (Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde), no APSUS (Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde), agora com o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) , nos municípios, nós temos mais profissionais na área da saúde, mais prevenção e também cuidados com a população.

Revelia: Qual a importância então para o Paraná como um todo desses investimentos também no interior do Estado?

Edimar Santos: Nós temos uma inversão dos investimentos do governo do Estado para o interior, e isso faz com que o Estado tenha uma locomotiva. Não é somente um vagão, mas a locomotiva que precisa que estar junto com o trem. Uma locomotiva sozinha não é um trem. A locomotiva precisa também ter os vagões, e os municípios é isso. E o governo do Estado precisa puxar, tem que ser a locomotiva para puxar todos os municípios nesse trilho e nesse vagão do desenvolvimento.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br