Cidades em Destaque

Postado dia 07/11/2013

Tiago Amaral diz que municípios têm gestão estadual como referência

Tiago Amaral/site Revelia/Marcia Oura
Tiago Amaral: andanças pelo interior

Atualmente os municípios do Paraná tem como parâmetro a gestão do governador Beto Richa, que é uma administração moderna e muito profissional.

A avaliação é do advogado e controlador geral do ParanáCidade, Tiago Amaral, de 27 anos, que na tarde desta quinta-feira, 7 de novembro, participou de evento em Jaguapitã. Recebido pelo prefeito Ciro Brasil, ele se juntou ao time de Jaguapitã e jogou contra a equipe do Palmeiras Master.

Na ocasião Tiago Amaral - que é filho do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Durval Amaral - comentou sobre sua rotina de visita ao interior do Estado, seu trabalho no ParanáCidade e da possibilidade de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano. A seguir principais trechos da entrevista:

Revelia: Você atua no ParanáCidade, mas qual realmente a atribuição desse órgão?

Tiago Amaral: O ParanáCidade é um órgão que atua junto aos municípios do Paraná na área de desenvolvimento urbano, ou seja, tem um grande volume de recursos a título de financiamento, empréstimo e até a fundo perdido, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu)  para financiar efetivamente as obras de infraestrutura do município, de saúde, de educação e todas as áreas que são necessárias para o desenvolvimento pleno do município.

Revelia: Qual a característica de seu trabalho desenvolvido no ParanáCidade?

Tiago Amaral e Ciro Brasil

Tiago Amaral: O órgão no qual sou controlador geral, nós estamos trabalhando com planejamento estratégico, definição de metas,  ações, implementando inovações e reavaliando procedimentos. Ou seja, aquilo que a gente chama de burocracia da administração pública é um dos focos onde eu atuo hoje. Então nossa atuação é para avaliar o desempenho e a qualidade do serviço prestado hoje à sociedade através do ParanáCidade. o desempenho de cada um dos servidores que lá estão e dos empregados públicos. O foco é sempre no resultado, na qualidade, na melhoria de toda a administração.  Dentro de uma administração profissional, de uma gestão moderna, temos 4 fases pelo menos, que são planejamento, execução, avaliação e correção. E eu atuo apoiando o planejamento, acompanhando a execução, mas principalmente na terceira fase, que é avaliando os desempenhos, os resultados, para proporcionar documentos para a gente corrigir aquilo que está errado e que não funciona legal. 

Revelia: Atuando no ParanáCidade e mantendo contado com vários gestores, qual o Estado que você tem encontrado?

Tiago Amaral: O Paraná é sem duvida um dos estados mais modernos que a gente tem, até porque isso é uma característica própria da região sul, muito próxima da região sudoeste. Então a gente tem uma vantagem muito grande, mas isso não quer dizer em momento algum, e não é uma crítica, é simplesmente uma avaliação, porque quem não se avalia não cresce. Eu, como paranaense e como jovem, acho que a gente está à frente. A administração que vem sendo implementada hoje pelo governador Beto Richa em nível de Estado é uma administração completamente diferenciada, que está muito alinhada com essas características de gestão que eu acabei de falar.

com Muller, do Palmeiras (ao centro)

Revelia: Qual então o impacto para os municípios essa possibilidade de contar com uma administração moderna no âmbito do governo estadual?

Tiago Amaral: A tendência natural é que os municípios se nivelem sempre por cima se o seu referencial também for encima. Agora se o referencial dos municípios em termos de administração for ruim e negativo, mais baixo, mais pobre de gestão mesmo, com certeza a qualidade também seria ruim. Então é uma excelente oportunidade, um excelente momento para o Paraná, onde os nossos municípios do Estado que hoje tem bons gestores, e às vezes não tem tão bons assim, mas eles têm como parâmetro a gestão do governador Beto Richa que é muito profissional. Então a tendência é essa: a gente se nivela com aquilo que a gente tem contato , e se eles forem se nivelar pela administração que vem hoje no Estado com certeza, mais do que nunca, o Paraná vai viver anos aí - como já vem vivendo - de desenvolvimento e crescimento.

Revelia: Você realmente pretende colocar seu nome para candidato a deputado estadual no próximo ano?

Tiago Amaral: Uma coisa que a gente tem que deixar muito  claro sempre, e as pessoas confundem. Às vezes a gente fala "ah, porque o político". O político não é o que tem mandato. O político somos todos nós que temos qualquer tipo de envolvimento, que temos aptidão, e essa vontade de participar do desenvolvimento em sociedade, daqueles que se preocupam com sua atuação, mas que tem também como foco a atuação em desenvolvimento da região onde trabalha, do Estado e do país onde, da sociedade como um todo. Então é isso o que eu foco hoje. É esse o meu projeto, é uma atuação política. E se ela vai ser através da política eleitoral ou da política como eu já venho fazendo hoje, que é de resultados, isso é uma situação que não se decide agora. Temos 4 anos no ciclo eleitoral, dentre os quais os 3 anos e 8 meses nós temos a política de trabalho e os outros meses, que eu digo que é o período eleitoral legalizado e aberto, onde você está ali para fazer a polícia eleitoral. Isso vai ser o ano que vem disputar. Esse ano é ano de resultado, e o ano que vem quem quiser disputar qualquer tipo de cargo vai ter que ter plantado muito, colhido muito para poder também levar o seu reconhecimento o ano que vem. 

Revelia: Sua agenda tem previsto aparições em vários municípios do Paraná. Qual o objetivo dessas visitas ao interior?

Tiago Amaral: Na verdade, eu tenho uma aptidão muito grande, um contato aqui com a região norte do Estado, norte velho, norte pioneiro e principalmente também com o noroeste,  com todo Estado de uma forma geral, porque tenho escritório em Cascavel, Maringá e Curitiba. Sou advogado de profissão. Conheço e tenho contato com todas as regiões. E o meu projeto hoje de vida é ver o nosso estado cada vez melhor. Com foco nessas regiões onde a gente tem maior atuação tenho me colocado à disposição de todos os municípios, de todos os prefeitos, ex-prefeitos, dos cidadãos, das sociedades de classe, da sociedade civil como um todo, da área empresarial e assim por diante para apoiar projetos, para aprender novas ideias e, acima de tudo, para ouvir quais são os problemas e as demandas. A função que eu exerço hoje no ParanáCidade, se ela trata de desenvolvimento urbano, o desenvolvimento urbano não ocorre dentro do meu apartamento, da minha casa. Ela ocorre de fato nos municípios. Então se eu não tiver no município tudo aquilo que eu fizer nada mais ver do que uma mera expectativa, mera ilusão. Eu tenho que sentir, que conhecer, para apresentar soluções .


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br