Cidades em Destaque

Postado dia 06/11/2013

Ibiporã comemora aniversário com entrega de obras em saúde

José Maria Ferreira, prefeito de Ibiporã
José Maria Ferreira, prefeito

Em comemoração aos 66 anos de emancipação política, comemorados na próxima sexta-feira, 8 de novembro, o município de Ibiporã está entregando uma série de obras à população principalmente na área de saúde.

Nesta terça-feira, 5, o prefeito José Maria Ferreira fez a entrega da reforma da Unidade de Atenção Básica da Família Maria Braga Godoy, do Jardim San Rafael, que vai atender as comunidades do Jardim Antônio Semprebom, Diogo Moya, do Pérola, Jardim Pinheiros e da Vila Ribeiro. A obra representa investimentos de R$ 420 mil.

Há previsão ainda de inauguração, em 14 de novembro do Centro de Convivência da Terceira Idade, CCI, e ainda de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com a oferta de 270 vagas, em solenidades marcadas para os dias 28 e 29.

De acordo com o prefeito, a rede de postos de saúde de Ibiporã está passando por processo de reformulação e ampliação. As obras incluem o centro de saúde Eugênio dal Molin, e ainda a UBS Orlando Pelisson (Jardim Bom Pastor), a José Silva Sá (Jardim Pérola), a Costa Funfas (Vila Esperança) e a unidade Antônio Carlos  Gomes (Serraia).

Em sua avaliação, "há um esforço enorme para que nós possamos atender e acolher bem o cidadão que vai à busca do serviço público de saúde".

A seguir principais trechos da entrevista concedida pelo prefeito e ex-deputado estadual José Maria Ferreira, que tratou ainda sobre a política industrial desenvolvida por Ibiporã, assim como a participação do município na Região Metropolitana de Londrina: 

Revelia:Percebe-se que Ibiporã vem avançando muito na geração de emprego, e a cidade tem expandido muito  nesses últimos anos. A que o senhor atribui isso?

José Maria Ferreira: Atribuo a uma própria situação geográfica da cidade, a política de desenvolvimento industrial e de estímulo à economia que a administração adotou. Tudo isso fez com que hoje Ibiporã experimente acentuado nível de progresso nessa área de desenvolvimento econômico.

Revelia: Do ponto de vista político, a cidade tem passado por uma sequência de prefeitos inclusive do mesmo grupo. Qual a importância disso?

José Maria Ferreira: Quando se tem o mesmo grupo e eles comungam das mesmas ideias é o interesse de fazer com que essas ideias se prolonguem através dos mandatos eletivos. É o que na grande maioria dessas oportunidades aconteceu em Ibiporã. É um foco de uma visão administrativa que foi implementada por muitos anos e que realmente resultaram em uma situação bastante proveitosa para a cidade de Ibiporã. 

Revelia: Dentre os vários projetos acontecendo hoje, quais as principais ações?

José Maria Ferreira: A ação do projeto de industrialização é uma ação que permite estruturar todas as demais. Quando você vai em busca da receita, vai buscar aquilo que permite que possa implementar outras áreas (como educação, saúde, desenvolvimento urbano, conurbação e da mobilidade urbana), e que permite melhores praças e equipamentos para o desporto. Tudo isso faz parte da necessidade de receita, e a industrialização, o sentido de alavancar a economia, permite na decorrência todas essas ações.

Revelia: O prefeito Kireeff, de Londrina, e demais prefeitos vêm discutindo a questão do desenvolvimento da região. Qual a pauta de Ibiporã e quais os principais desafios para o desenvolvimento dos municípios ligados à Região Metropolitana de Londrina?

José Maria Ferreira: Evidentemente que Londrina tem um peso de liderança, de atração muito grande, e é muito importante Londrina tendo essa postura  através do seu prefeito, porque permite que toda a região possa caminhar em uma direção e essa direção é de atração, de fomento, de estímulo à vinda de novas empresas e novas iniciativas. Como Londrina hoje tem essa postura toda região ganhará. Não é uma situação de que um está indo mais e outro, menos, mas o importante é o fato da região desenvolver. Quando a região desenvolve todo o entorno é beneficiado. Quando Londrina cresce, pode ter certeza toda a região próxima cresce, desenvolve e tem suas vantagens com o desenvolvimento de Londrina.

 
com André Vargas (à esq.):recursos federais  

Revelia: Certamente que todos os municípios buscam seu desenvolvimento, e como tem sido essa luta para o progresso dessa região?

José Maria Ferreira: Também nós não podemos dizer que aspiramos que somente Londrina volte a crescer, com bastante impulso, com índices bons, porque todos nós desejamos o mesmo. É Assaí, Jataizinho, Uraí, Tamarana, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, e que toda essa região cresça. É o caso que tem hoje o ABC (da região de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) de São Paulo. O ABC não surgiu do ABC, surgiu do próprio desenvolvimento de São Paulo e daquilo que vieram as indústrias automotivas nos anos 60 e 70. Então criou-se um cinturão industrial muito importante, e é o que nós estamos buscando fazer.

Agora, é bom lembrar que isso não tem sido feito sem dificuldade. Tem sido muito difícil,  com muita luta, muita restrição. Nós avançamos muito, mas ainda temos muito o que fazer. Não é dizer que está tudo pronto, tudo acabado, não. Evidentemente que logramos apresentar algum sucesso, mas diante disso tudo tem muito o que ser feito ainda.

Revelia: Como tem sido as parcerias celebradas entre seu município e os governos estadual e federal?

José Maria Ferreira: Do governo estadual, eu tenho tido muito poucas parcerias, até porque o governo do Estado também tem suas dificuldades econômicas, porque boa parte da receita hoje tributária pública está concentrada no governo federal.

No governo federal, nós temos tido uma parceria mais efetiva, na educação (que é para todos, e com o FNDE, e ali o que tem em Ibiporã tem em praticamente em qualquer dos municípios brasileiros). O que vem bastante acentuado é o Ministério do Turismo, da Infraestrutura, que tem permitido alguns avanços, que às vezes a gente não tem encontrado em outros (ministérios) pela concentração que temos feito de projetos e de ações.

governador Beto Richa e prefeito José Maria

Revelia: Para o senhor que já atuou como deputado estadual e conhece a sistemática do poder, no que isso ajuda seu trabalho como prefeito?

José Maria Ferreira: Aí tenho usado as minhas amizades, o meu relacionamento, pporque quando você chega num secretário e ele foi companheiro seu deputado, mesmo que ele não possa te atender naquela necessidade, mas da forma com que ele te atende, com a agilidade que dá a suas decisões é muito maior. É por isso que a relação de amizade, de respeito, de convivência tem permitido abrir alguns espaços para o município de Ibiporã tanto a nível de Curitiba quanto de Brasília.

Revelia: A questão de segurança pública é problema também em Ibiporã como em outros lugares. Como a administração municipal pode contribuir para reverter esse quadro?

José Maria Ferreira: Na questão pública, a administração pública municipal tem que agir como prevenção, porque nós não somos responsáveis por delegacia, por viaturas. O município não tem atribuição e nem assunção sobre delegado, sobre Polícia Militar. Então o município atua na prevenção, estabelecendo políticas de melhoria de renda, melhoria educacional, d eplano habitacional, de escolas. Quando você mantém escola integral, quando permite que os filhos dos trabalhadores possam estar em uma creche para a mãe trabalhar, possa contribuir na renda familiar. Então é mais desta forma que o município pode fazer a contribuição efetiva em relação à melhoria da qualidade de vida que leva a um estágio de segurança maior.

Revelia: Dos vários projetos que o senhor desenvolveu e que ainda pretende implementar, qual seu sonho para o município?

UBS da Família, inaugurada

José Maria Ferreira: O sonho é alavancar a economia, porque com a economia alavancada, com geração de empregos, com emprego de qualidade, com a massa salarial melhor, vive melhor o trabalhador que se capacita. Por outro lado, ele pode  oferecer melhores condições a seus familiares, dar uma melhor formação a seus filhos, criar dentro da família um conceito de expectativa, de esperança e de desenvolvimento que leva as novas gerações para bancos, e acreditar na vida. Porque quando você tem expectativas, um projeto, um plano, quando alimenta seus sonhos, você tem condições efetivas de estar melhorando você e a sua família e, com isso, para toda comunidade. E é esse o meu sonho que deve ser realizado através da industrialização e do fomento à atividade econômica.

Revelia: Qual seu sentimento de poder participar desse momento histórico e dar sua contribuição ao desenvolvimento do município?

José Maria Ferreira: É o privilegio de estar à frente do Executivo - com dois mandatos consecutivos, o que me traz um privilégio de poder fazer isso e também a responsabilidade e o compromisso com a comunidade ibiporaense de realizar cada vez mais para a consecução de um futuro melhor, para uma sociedade mais justa. Que todos nós possamos nos orgulhar de sermos ibiporaenses. Que nós possamos nos orgulhar dessa cidade no dia 8 de novembro completará 66 anos de emancipação política. Isso tudo me faz um homem diferente, um homem - que posso dizer - extremamente realizado por aquilo que tenho feito por Ibiporã e por nossa região.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br