Veja Também -
- Show em praça pública faz a entrega de cinco motos
- Elizabeth Zomer é eleita Miss Terceira Idade do Norte Pioneiro
- Jovem padre abandona sacerdócio e volta para casa da mãe
- Centro Mãe Paranaense atende gestantes de 22 municípios da região
- Fábio Antonio Neia Martini é eleito diretor do campus da UENP
- Veja + Jacarezinho
Jacarezinho
Postado dia 30/10/2013
Norte pioneiro realiza edição da Feira de Inovação Tecnológica
Para promover a aproximação e interação entre setor industrial e a produção tecnológica acadêmica, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) promoveu nesta terça-feira (29) mais uma edição da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), em Jacarezinho. A feira é realizada no Parque Tecnológico Norte Pioneiro.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a feira tem grande importância para o crescimento da região. “O Norte Pioneiro tem um potencial muito forte. Esse evento tem o objetivo de integrar o governo, as universidades, o setor acadêmico e o setor produtivo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da região e do Estado”, avaliou Gomes.
Em sua palestra, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Félix, destacou a Lei de Inovação. Para ela, o principal aspecto está na regulamentação das relações entre o setor público e o privado na inovação tecnológica. Félix explicou que a lei preenche um vácuo na área científica e cria um dispositivo legal eficiente, que contribuirá para a inovação no Estado.
ESTÍMULO – A lei foi criada para estimular o desenvolvimento tecnológico do Estado. “O Parque Tecnológico Virtual do Paraná foi criado como a principal estratégia e ferramenta para consolidar esse desenvolvimento e atrair mais investimentos para o Estado”, afirmou Félix.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, disse que a intenção da Inovatec é interiorizar estas atividades. “O governador Beto Richa tem compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões do Estado”, afirmou.
O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, disse que quer trazer para o município instituições que envolvam as áreas de ciência, tecnologia e inovação porque percebe que a cidade tem essa vocação.
Esta é a sétima edição da feira no interior do Estado neste ano - passou pelas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e Toledo. A feira regional é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Uenp com o Instituto Federal do Paraná – campus Jacarezinho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Cornélio Procópio, e Tecpar.