Santa Cecília do Pavão

Postado dia 17/10/2013

Agricultores discutem alternativas para suas propriedades

Maurício Gondo e Carlos Roberto 
Luan Gaspar e Vagno Orias

Representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Emater, secretarias estadual (Seab) e municipal de Agricultura, cooperativa Integrada, Fetaep e sindicato de trabalhadores participaram do Encontro Regional de Agricultores Familiares, em Santa Cecília do Pavão, na tarde desta quinta-feira, 17.

Segundo o chefe regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), Paulo Hidalgo, de Cornélio Procópio, o evento serviu para apresentar aos agricultores alternativas de produção no município. Ele também conduziu a palestra “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”.

Após a solenidade oficial, o técnico agrícola da Emater, Carlos Roberto Marcolino, de Santa Cecília do Pavão, deu início aos trabalhos da tarde de encontro. Ele apresentou a palestra “Gestão de Negócios Agrícolas” que serviu como introdução às discussões que aconteceriam na seqüência.

Ao destacar a “fórmula mágica” de todos os empreendimentos, o palestrante Carlos Roberto deixou claro que toda atividade produtiva tem como objetivo o lucro. Ele então chamou a atenção para os três estágios daquela fórmula, como caminhos a ser seguidos: aumento do lucro, a partir da expansão da receita e redução das despesas dos negócios agrícolas.

O evento contou também com apoio de Banco do Brasil, Cocamar, Fetaep, Integrada, Pró-Rural, Samae e Sindicato de Trabalhadores Rurais. Entre os vários assuntos os agricultores familiares puderam acompanhar as discussões sobre diversificação (com Kleber Vieira), olericultura (Emerson Faccin), e correto uso de defensivos agrícolas (Jean Marcos Alvarez).

Estiveram presentes o prefeito José Sérgio Juventino, o Padre Zezinho, o vice-prefeito Pedro Mingote, o agricultor e ex-integrante do Conselho Fiscal da Integrada, Sérgio Munhoz, os vereadores Manoel Messias Rodolfo, Bruno Gavioli, Gleisson Gonçalves e Miltinho Inoue, e ainda o diretor do Colégio, Hélio Francioli.

Do encontro realizado na AABB também participaram o vereador Luan Gaspar e o suplente de vereador Vagno Orias, o engenheiro agrícola Maurício Massayuki Gondo, de Assaí, o engenheiro da Coooperativa Integrada, Jean Marcos Alvarez, e o presidente do Sindicato Rural de Santa Cecília do Pavão, Alonso Lopes da Silva.

fotos: Márcia Oura

PARA SABER MAIS:

Vereador Manoel quer regularização de situação de agricultores


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br