Carlópolis

Postado dia 17/10/2013

Internauta fotografa pé de banana com quatro cachos

do G1

O internauta Marcelo Rossi, de Carlópolis, na região norte do Paraná, registrou neste mês de outubro um pé de banana com quatro cachos em uma chácara no município. Ele contou que nunca tinha visto um pé de banana com tantos cachos. Inclusive Rossi foi chamado pelos filhos do dono da propriedade, que moram em Curitiba, para fotografar a planta devido aos quatro cachos na bananeira. “Como sou fotógrafo, eles pediram para eu fotografar porque é uma curiosidade. É algo muito raro”, diz.

“É um fato bem curioso: um pé de banana com quatro cachos grandes. E são quatro cachos de tamanho bom, não são ‘miados’”, relata Rossi.

Nota da redação: de acordo com o professor de agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ruy Carvalho, o normal é que cada bananeira produza um cacho. “Pode acontecer [quatro cachos em um pé de banana], mas é raro. É incomum”, pontua. O professor conta que já tinha visto, por fotos, casos de bananeiras com dois ou com três cacho

É uma anormalidade para a planta. Ela está produzindo muito mais frutos do que pode nutrir e sustentar. Nesse caso, os frutos ainda estão verdes, em formação. Depois que eles amadurecerem, o pé pode até tombar em função do excesso de peso se o bananal não estiver devidamente formado”.

Segundo o professor, as anomalias acontecem espontaneamente e fazem parte da vida. Apesar da anomalia morfológica apresentada na bananeira, os frutos podem ser consumidos normalmente, também conforme Carvalho.

“Essas anomalias acontecem em qualquer ser vivo. Na bananeira é mais raro de acontecer porque são plantas que cultivamos e são reproduzidas assexuadamente, elas não produzem semente. Quando pé se multiplica por semente é mais comum, como com feijões”, exemplifica. 

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br