Cornélio Procópio

Postado dia 19/09/2013

Aberta a segunda fase de oficinas de segurança alimentar

A regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) de Cornélio Procópio abriu nesta quarta-feira, (18) a segunda fase das Oficinas Regionais de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional. Ao todo, 18 oficinas serão realizadas em todas as regionais do Estado.

Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, as oficinas para criação do Sisan estão sendo realizadas com grande sucesso e muita participação. “Parabéns aos técnicos da Secretaria do Trabalho, aos conselheiros do Consea/PR, aos secretários municipais e a todos da sociedade civil organizada que tem compromisso com a política de segurança alimentar e nutricional”, expressa Romanelli. 

Em Cornélio Procópio, cem pessoas dos 23 municípios que compreendem a região participaram da oficina, totalizando 100% da participação regional. O pastor Célio Correa da Silva, de Congonhinhas, membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nuntricional (Consea/PR) e representante regional da Amunop no órgão e o procopense Diones Monteiro, membro do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Coresan) palestraram aos participantes do evento. Para o chefe do Escritório Regional da SETS em Cornélio Procópio, Helvécio Alves Badaró, a participação de 100% dos representantes dos municípios da região demonstra o compromisso da Amunop com a segurança alimentar e nutricional da população. 

“Os municípios estão bem representados e comprometidos com a luta do Governo do Paraná e da União para vencer a fome e a desnutrição no Estado”, comenta Badaró. 

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi criado em setembro de 2006, por meio de ampla mobilização da sociedade civil e setores do governo com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Para o assistente André Lievore, do Escritório Regional da SETS em Cornélio Procópio, a meta é mobilizar a região para que os municípios venham a aderir ao Sisan. “Aderindo ao Sisan, o município poderá ser beneficiado com o recebimento de recursos financeiros para o desenvolvimento de programas e projetos relacionados à segurança alimentar e nutricional, obtendo pontuação diferenciada em editais lançados pelo Governo Federal”, explica Lievore. 

Sisan — O Sisan tem por objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração de esforços entre o governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país. O Governo do Paraná assinou a adesão ao Sisan em 2011, comprometendo-se a elaborar o 1º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Paraná, no prazo de um ano. 

O Plano – que será lançado em outubro deste ano – foi elaborado de forma pactuada entre os diversos setores relacionados com a Segurança Alimentar e Nutricional e com base nas diretrizes e prioridades estabelecidas pelo Consea/PR e na demandas da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente, a, Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná (Caisan/PR) é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), sendo constituída de uma comissão técnica com representantes das dez secretarias que compõem a referida Câmara.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br