Cornélio Procópio

Postado dia 18/09/2013

Capivaras atacam lavouras e ameaçam mananciais

da Folha de Londrina

O aumento descontrolado do número de capivaras no Norte Pioneiro está causando prejuízos para os produtores rurais e se transformando em uma ameaça ao abastecimento de água de algumas cidades.

O estrago é visível nas propriedades atingidas. Um exemplo é a plantação de milho da família Costa, ao lado da Mata São Francisco, em Cornélio Procópio, bem perto da nascente do Rio Araras, que abastece a cidade de Santa Mariana. As capivaras comem os pés de milho, cortam o caule quase rente ao solo e roem apenas parte das espigas, espalhando os restos pelo chão. Como é uma espécie de hábitos aquáticos, após os estragos nas lavouras, elas vão para as nascentes dos rios, onde tomam banhos e eliminam suas fezes.

O proprietário rural Wilson Costa diz que o problema vem se agravando nos últimos anos com o crescente número de animais. Ele já procurou o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Cornélio Procópio, em busca de uma solução, mas não obteve resposta. Ele aproveitou a visita do secretário da agricultura do Estado, Norberto Ortigara, no início do mês, para falar diretamente com ele sobre o assunto.

O agricultor Paulo Costa Pereira, arrendatário de uma área de 20 alqueires, também teve suas lavouras atacadas pelas capivaras, destruindo cerca de 3,5 alqueires da plantação. O maior problema para ele é o desperdício, já que as espigas atacadas pelas capivaras não tem aproveitamento e ficam pelo chão, onde brotam de maneira desordenada.

O secretário municipal da agricultura, Maurílio Soares Gomes, diz que a proliferação das capivaras se deve à falta de predadores naturais e que, por ser um animal silvestre, não poder ser abatido. Gomes diz que os danos causados pelas capivaras aos mananciais ainda não comprometem o abastecimento de água das cidades, mas passam a exigir mais cuidados na hora do tratamento, o que torna o serviço mais oneroso.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br