Cornélio Procópio

Postado dia 11/08/2013

Cortadores de cana vão perder emprego a partir de 2016

Luiz Cláudio Romanelli, secretário

A partir de 2016, grande número de trabalhadores no corte de cana corre o risco de ficar fora do mercado de trabalho.

A triste perspectiva acontece devido ao fato que, a partir de dezembro de 2015, 80% da colheita de cana do Paraná deverá ser mecanizada.

Os números foram apresentados pelo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, durante reunião na sexta-feira, 9 de agosto, em Cornélio. O encontro com lideranças, gerentes de Agências do Trabalhador e agentes públicos serviu para debater questões relacionadas à qualificação profissional de trabalhadores do Norte Pioneiro.

Na ocasião, o secretário lembrou que um dos segmentos que mais necessita de qualificação e recondução a nova atividade profissional é o dos trabalhadores no corte de cana, devido à intensa mecanização do setor que vem por aí.

Romanelli também falou dos investimentos feitos pela Secretaria Estadual do Trabalho em todas as Agências do Trabalhador do Paraná. Segundo ele, nos próximos três anos serão investidos cerca de R$ 12 milhões para melhoria das instalações e aquisição de novos veículos e equipamentos de informática.

O diretor-geral da SETS, ex-prefeito Amim José Hannouche e o presidente da Associação Comercial de Cornélio Procópio, Celso Marim também participaram da reunião de articulação das ações do Planteq, realizada na Câmara Municipal. Romanelli lembrou também que o Paraná e os municípios do Estado têm uma oportunidade única de qualificar trabalhadores em vários segmentos e, com isso, melhorar as condições de empregabilidade.

“Os cursos estão disponíveis em todos os municípios paranaenses por meio do Pronatec e Planteq e são executados por quem mais entende de qualificação profissional no Brasil, que são os integrantes do Sistema “S”, formado pelo Senac, Senai, Senar e Senat, além do Instituto Federal do Paraná”, acrescenta Romanelli, lembrando de outras atividades executadas pela SETS e que preveem a qualificação e capacitação profissional como é o caso das Telessalas do Trabalhador e do programa Projovem Trabalhador, entre outras.

Na oportunidade, a SETS distribuiu novos equipamentos de informática às Agências do Trabalhador de Andirá, Assaí, Bandeirantes, Nova América da Colina, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí, além do escritório regional.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br