Ribeirão Claro

Postado dia 16/07/2013

Nova Unidade Básica de Saúde tem licitação concluída

do Jornal Pérola do Norte

A segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ribeirão Claro foi licitada na última terça-feira, 09, e será construída no terreno adquirido pela Prefeitura, próximo da Biblioteca Cidadã.

A estrutura com orçamento de R$532,9 mil será construído pela empresa Netuno Engenharia, vencedora da licitação que contou com três empreiteiras.

O convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e aPprefeitura de Ribeirão Claro foi assinado em 2012. A nova UBS terá 452 metros quadrados e agilizará o atendimento da população, facilitando o acesso aos serviços oferecidos atualmente.

A unidade fará parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária (Apsus) e do Programa Mãe Paranaense. Centenas de famílias que moram nos bairros Vila Carlos Storti 1 e 2, Centro e Jardim Europa terão acesso facilitado ao local, mais próximo que a UBS em funcionamento atualmente.

Como contrapartida, a Prefeitura de Ribeirão Claro cedeu o terreno para a construção da UBS e apresentou o projeto arquitetônico completo da obra, aprovada pela Vigilância Sanitária. A construção começa nos próximos dias e a unidade entra em funcionamento imediatamente após a entrega oficial da obra.

Os programas Apsus e Mãe Paranaense são duas das exigências do Governo do Paraná para liberar a verba para a construção da UBS. No primeiro, a Sesa fornecerá cursos de capacitação para os funcionários da UBS. A unidade de saúde atenderá gestantes, com a realização de pré-natais periódicos durante toda a gravidez, de acordo com os requerimentos do Programa Mãe Paranaense. Após o nascimento, a criança continuará recebendo acompanhamento médico.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Maria Baggio Molini, a construção da UBS é mais um compromisso de campanha que está sendo cumprido. “A proposta de levar a saúde para mais perto da população será cumprida. A população não terá que se deslocar para pequenas coisas para o posto de saúde”, frisou.

O local, segundo ela, oferecerá a princípio inalações, curativos e vacinação, mas outros serviços serão implantados a curto prazo. “A ideia é levar o Posto de Saúde da Família (PSF) para lá também”, adiantou.

Segundo o prefeito Geraldo Maurício Araújo, a UBS diminuirá a distância que muitas famílias percorrem em busca de atendimento médico e odontológico. “A UBS será construída em terreno com ótima localização e próximo a bairros populosos do município. Com isso queremos oferecer um atendimento melhor para os moradores desses bairros”, concluiu.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br