Norte do Paraná

Postado dia 21/10/2025 às 11:39:49

Árvores foram envenenadas para justificar corte em Assaí

Populares encontraram pequenos furos em troncos de árvores retiradas da praça central que fica no entorno da Igreja da Matriz, em Assaí (PR). Sinal de que foram envenenadas de propósito por terceiros interessados em retirá-las de lá.

Em novembro de 2023, diante da polêmica sobre o possível corte, o padre João Carlos Santos afirmou que muitas estavam doentes e encobriam a igreja. Segundo ele, por serem árvores de bosque e não de praça, seria necessário removê-las para a reforma do espaço. As palmeiras, consideradas a parte mais bonita, e alguns ipês e espécies protegidas por lei, permaneceriam.

Em que pese investimentos em sinalização viária e obras de paisagismo com temática oriental, Assaí segue na contramão do conceito de "Cidade Inteligente", ao acabar com o verde ao longo da avenida Rio de Janeiro e ainda na praça central.

A retirada das árvores, além de gerar indignação popular, contribui diretamente para o agravamento do fenômeno conhecido como “ilha de calor”. Sem a proteção da copa vegetal, o solo e as construções absorvem mais radiação solar, elevando a temperatura ambiente em até 12 °C nas áreas afetadas. Estudos apontam que a presença de vegetação urbana pode reduzir o calor em até 30%, graças à sombra, evapotranspiração e ao bloqueio da radiação refletida.

Em tempos em que cidades inteligentes priorizam sustentabilidade, conforto térmico e bem-estar coletivo, Assaí parece seguir na contramão ao abrir mão de seu patrimônio verde — justamente onde ele mais faz falta: no coração da cidade.

Confira a seguir:


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2026 - Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR Desenvolvimento AbusarWeb.com.br