Veja Também -
- Lídia Maejima é a primeira mulher eleita presidente do TJ-PR
- Edimar Santos, da CNM, participa do Encontro Novos Gestores Paraíba 2025-2028
- MPF pede conclusão de demarcação de território quilombola em Uraí, no Norte do Paraná
- Prefeitos de Curitiba e Niterói foram destaques em evento em Barcelona
- Porque oposição tem que eleger presidente da Câmara em Assaì
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 07/11/2024 às 20:14:59
O plano A de Tuti Bomtempo para sucessão em Assaí em 2028
Fontes bem informadas no Paço municipal de Assaí (PR) consideram que o atual prefeito Tuti Bomtempo (PSD) deve lançar seu chefe de Gabinete, o advogado Paulo Roberto Moreira, como candidato a sua sucessão na eleição de outubro de 2028.
O secretário municipal de Saúde e vereador eleito no mês passado, Jorge Torquato Júnior, ficaria então de fora do páreo, como possível nome a prefeito apoiado pelo bloco governista.
Como "prêmio de consolação", há articulações para alçar Juninho Torquato como novo presidente da Câmara Municipal, para a legislatura 2025/2028. No entanto, deixando o cargo de secretário para ocupar cadeira no Poder Legislativo, Juninho ficaria afastado da principal máquina para fazer política, justamente a área de Saúde.
Por outro lado, a administração Tuti Bomtempo vem reunindo grandes esforços para dar visibilidade ao chefe de Gabinete como possível sucessor. Nesses quatro anos da atual gestão, o advogado Paulo Roberto Moreira tem aparecido constantemente em eventos, inaugurações e demais solenidades ao lado do prefeito.
Inclusive nessa semana ele se encontra em Barcelona, na Espanha, em comitiva do dirigente Tuti Bomtempo, que conta ainda com a primeira dama Neusa Maria Varella Bomtempo e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor de Oliveira.
Apesar de toda exposição de seu nome pela atual (2021/2024) e mesmo na próxima administração (2025/2028), tal advogado não deve ter êxito em possível pretensão de ser o próximo prefeito de Assaí.
Até então com domicílio eleitoral em São Jeronimo da Serra, ele havia perdido eleições por lá, como candidato a vice-prefeito, em 2012, e a prefeito, em 2016. Daí passou a ocupar os cargos de chefe de Gabinete e ainda procurador do município na gestão do prefeito Acácio Secci (2017/2020). Anteriormente também já prestara serviços ao município de Santa Cecília do Pavão.
Nome da oposição deve vir com força para a próxima eleição municipal de Assaí. Até lá o prefeito Tuti Bomtempo já estaria terminando seu quarto mandato. Então possível candidato governista terá dificuldade em se firmar, diante de complicações em transferência de votos e do anseio popular por renovação de novos quadros políticos.