Veja Também -
- Alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz
- Suplente é preso por suspeita de mandar matar vereador eleito no Paraná
- Lídia Maejima é a primeira mulher eleita presidente do TJ-PR
- Edimar Santos, da CNM, participa do Encontro Novos Gestores Paraíba 2025-2028
- MPF pede conclusão de demarcação de território quilombola em Uraí, no Norte do Paraná
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 18/09/2024 às 05:22:28
Justiça determina que Facebook identifique perfis fakes de Assaí
A juíza Nara Meranca Bueno Pereira Pinto, da 35ª Zona Eleitoral de Assaí (PR), concedeu prazo, de cinco dias, para que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda forneça informações que identifiquem os responsáveis pelos perfis “fakes” Assaí Informa”, “Merve Selam” e “Leandro Leal, sob pena de multa de R$ 5 mil.
Datada de 15 de setembro de 2024, a determinação judicial atende a pedido do prefeito Tuti Bomtempo (PSD), candidato à reeleição, que “vem sofrendo diversos ataques de adversários nas redes sociais, que estariam realizando esta prática sob o manto do anonimato, utilizando-se de perfis falsos.”
Segundo o prefeito, "além de fotos com mensagens que seriam mentirosas e discursos de ódio, também estariam sendo utilizados vídeos montados pelo autor da página, a pouco mais de 20 (vinte) dias da eleição, no intuito de confundir os eleitores e denegrir a imagem do requerente”. Ele também relata que "tais ataques caluniosos e contendo discurso de ódio estariam afetando a imagem do autor perante os eleitores".
Decisão da juíza eleitoral considerou que, apesar da liberdade de manifestação do pensamento, a mesma Constituição Federal veda o anonimato. Além disso, os responsáveis pelas páginas falsas na rede social teriam também desrespeitado a Resolução n° 23.610/2019, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Processo n° 0600458-67.2024.6.16.0035