Geral

Postado dia 27/07/2023 às 01:55:26

Explosão em silo provoca 2 mortes, e bombeiros buscam 9 desaparecidos

Uma explosão em um silo da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina (PR), a 595 km de Curitiba, deixou pelo menos dois mortos, duas pessoas feridas em estado grave e nove desaparecidos. A informação foi confirmada pela capitã Ana Paula Bagge, do Corpo de Bombeiros.

O que aconteceu:

A explosão ocorreu em um túnel de transporte de grãos, por volta das 16h50, mas a causa ainda não foi identificada, segundo a C.Vale informou em comunicado. A cooperativa ressaltou que a "prioridade" agora é a "integridade dos colaboradores atingidos e seus familiares".

O silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a nove quilômetros do centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.

Por volta das 20h, os bombeiros ainda não haviam conseguido entrar no silo destruído. Como ele ameaçava ruir, primeiro foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.

Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada.

O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos.

Vìtimas e resgate

Os bombeiros disseram que foram acionados por volta das 17h, quando foram até o local. Uma força-tarefa com 11 viaturas, mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo foi mobilizada para ajudar a conter as chamas e socorrer os feridos.

Inicialmente, o número estimado de vítimas era de 4 mortes e até 27 desaparecidos. A informação foi corrigida pelo Corpo de Bombeiros, que assumiu a coordenação da ação no local.

Equipes aeromédicas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram enviadas para o local da explosão a fim de socorrer as vítimas, segundo a Consamu (Consórcio de Saúde Intermunicipal Samu Oeste). De acordo com os socorristas, o foco é localizar os desaparecidos.

Em nota, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) disse que pelo menos uma pessoa foi transferida do Hospital Municipal de Palotina para a Policlínica de Cascaval, e que "aguarda novas demandas" para a transferência de pacientes feridos no incêndio. "A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos", informou.

Susto dentro e fora de cooperativa

Relatos de tremores após a explosão foram feitos nas redes sociais por quem estava no município na hora do impacto.

Os moradores já estão estimando os prejuízos físicos. Um deles diz que a explosão provocou danos à entrada de sua residência.

Autoridades se manifestam

Segundo o Governo do Paraná, o Corpo de Bombeiros vai mandar para Palotina 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação e dois cães farejadores, em dois voos com aeronaves da Casa Militar do Paraná, ainda na noite desta quarta-feira.

O governador Ratinho Júnior disse que as equipes continuarão "atuando para garantir pronto atendimento" e um "avião com profissionais será enviado hoje à região".


O senador Sergio Moro falou que o ocorrido é uma "tragédia" e expressou solidariedade às vítimas.

O que diz a empresa?

A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas. Todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br