Geral

Postado dia 20/04/2023 às 11:44:14

Mapa mostra as raízes indígenas de Curitiba

Esta quarta-feira, dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. Em Curitiba, a luta é para preservar a história.

Antes da chegada dos colonizadores, a região onde hoje fica a capital paranaense era dividia entre as etnias Jê e Tupi-guarani. O que já foi uma grande terra indígena, hoje resiste.

Em uma aldeia encravada em plena capital, kaingangues, guaranis e xetás tentam manter vivos os costumes e tradições.

São 48 famílias sem territórios demarcados numa região que já foi totalmente dominada pelos antepassados deles.

O indígena Leandro Katanh dos Santos afirma que fazem um resgate da cultura. "Canto, dança, comidas típicas", explica. Indiora Paraná, também indígena, destaca que cabe a eles ensinar e contar as histórias às novas gerações.

Em Curitiba, os ancestrais dos kainkangues viviam em áreas onde hoje ficam bairros como Santa Felicidade e o Bairro Alto. Os antepassados dos guaranis habitavam regiões onde hoje ficam a Cidade Industrial e o Boqueirão. 

A antropóloga Cláudia Parellada, do Museu Paranaense explica que o mapa foi baseado em documentos e escavações que comprovaram a distribuição desses povos.

O legado deles está na cultura, na culinária, no próprio nome da cidade e de alguns lugares batizados com nomes indignas: barigui, é o nome de um pequeno mosquito; tanguá quer dizer baía das conchas e juvevê, espinho chato.

"Isso mostra a diversidade cultural dentro da cidade, que existe até hoje. Hoje temos uma terra indígena na cidade de Curitiba e eu acho que representa um pouco desse passado rico em diversidade e memória", analisa a antropóloga.

Séculos depois , os povos originários de Curitiba e do Paraná mantém a luta por territórios e direitos. Nesta quarta, no Palácio Iguaçu, foi criado oficialmente o Conselho dos Povos Indígenas do Paraná.

Camila dos Santos da Silva, indígena, lembra que cada aldeia tem a sua realidade, dificuldades e demandas.

O indigenista Mauro Leno Silvestrin explica que o órgão engloba lideranças indígenas, as comunidades, e instituições de governo ligadas à causa indígena. O objetivo é melhorar a criação de políticas públicas voltadas a essas populações


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br