Geral

Postado dia 06/04/2023 às 10:58:26

De Londres ao Rio de Janeiro, e o sonho de menino

Das cidades que sempre me fascinaram, desde tenra idade encontram-se Londres e Rio de Janeiro, entre outros.

Estudava ainda na quarta-série do ensino fundamental, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Assaí, no norte do Paraná, quando tive as primeiras impressões sobre a Inglaterra. Do livro de inglës de meu irmão mais velho, da quinta série, ficava olhando imagens do Big Ben, Palácio de Buckingham, Palácio de Westminster, Brigde Tower, entre outros. Pensava então: "um dia vou estar aí".

Todavia, visita a Londres se deu apenas na minha terceira viagem a Europa. Tive que passar antes em Suécia e Dinamarca, em 2008, Irlanda do Norte, em 2009, Inglaterra, em 2010, e Itália, em 2011.

No imaginário popular há várias versões acerca da cidade do Rio de Janeiro, inclusive aquelas antagônicas: do lugar de belezas extraordinárias e da maior festa popular do planeta, além de palco de sangrentas guerras de traficantes e milicianos.

Como escritor, com três livros publicados, eu diria até que deve haver poesia em meio à tanta violência. Ou seja, ainda nos lugares considerados mais violentos, há incríveis histórias a ser ouvidas e contadas.

Ainda então antes de conhecer o Rio de Janeiro pessoalmente, já havia retratado a cidade em meu livro "Segredo dos Mortos", com a história ambientada no Mosteiro de São Bento, e ainda na Itália da Idade Média.

Atualmente no Rio pela segunda vez, aproveito para conversar com as pessoas, caminhar muito pela região central e demais localidades, como arredores das favelas do Cajú e da Maré. Já estive por aqui ainda no revéillon de 2018, acompanhando a inesquecivel queima de fogos e praia com mais de 2 milhões de pessoas, para o show da virada com a cantora Anitta. Havia daquela vez me hospedado em uma espécie de hostel localizado na Favela do Vidigal, que recebe muitos turistas, principalmente estrangeiros, interessados em conhecer de perto a realidade local.

Buenos Aires era outra cidade que me fascinava há anos. Além de conhecer a Argentina, passei ainda os últimos três anos e meio percorrendo Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile. O roteiro inclui também a cidade de San Antonio de Tachira, na Venezuela, fronteira com Cúcuta, em Colômbia.

Do Brasil, conheço já 12 das 27 capitais do país. Quando penso ainda seguir pelo mundo afora, recordo-me insistentemente da canção da banda Trio Rio, originária de Colônia, na Alemanha: "New York, Rio, Tokyo".

Eis então algumas sugestões para as próximas viagens. Só não posso me esquecer de adicionar Paris a tal lista.

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br