Sertanópolis

Postado dia 25/01/2012

Aumenta para 21 número de bovinos mortos por raiva

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) informou nessa quarta-feira (25) que mais dois animais morreram vítimas de raiva nesta semana em Sertanópolis e Miraselva, na região Norte do Paraná. O total de bovinos mortos soma agora 21.

Segundo o veterinário da Seab Antônio Reis existem 9 propriedades com foco da doença e duas em observação na região. Já morreram animais nos municípios de Primeiro de Maio, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis e Miraselva.

Além da vacinação de animais bovinos, caprinos e equinos, a região também entra em campanha contra raiva em animais domésticos cães e gatos. De acordo com o veterinário Abel Mário dos Reis, da Vigilância Sanitária Municipal de Bela Vista do Paraíso, a vacinação deve começar na próxima segunda-feira (30).“Serão aplicadas a principio cerca de mil vacinas na zona rural”, explica.

Reis comenta que a medida inicial de vacinar os animais da zona rural é porque até o momento não foram registrados casos da doença na zona urbana. ”A partir do foco do surgimento da doença nós mapeamos um raio de 12 km para a aplicação da vacina”, explica.

De acordo com a Seab, participam da campanha os municípios de 1º de Maio, Sertanópolis, Alvorada do Sul, Florestópolis, Miraselva, Prado Ferreira e Bela Vista do Paraíso. “Cada município é responsável pela sua área de vacinação e responde pela sua campanha que pode acontecer de maneira diferente em cada região”, ressalta Reis.

Ainda segundo a Seab, é importante que a população se atente sobre locais que possam abrigar morcegos que transmitem o vírus da doença. O alerta é de que se encontrado algum morcego este não seja retirado com a mão e que seja acionada a Vigilância Sanitária. “Até agora não tivemos casos na área urbana, somente na área rural, o principal é que as pessoas observem se existe mudança no comportamento do animal”.

Doença

De acordo com as informações da Secretária de Saúde do Paraná, a raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus e podem transmiti-lo, inclusive o homem.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. O vírus se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Em caso de possível exposição ao vírus rábico, lavar imediatamente a localidade com água corrente e sabão e procurar assistência médica para aplicação de vacina e soro antirrábico.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br