Nova América da Colina

Postado dia 27/01/2012

Cooperativa Nova Citrus facilita comercialização, diz agricultor

da Folha de Londrina

A produção agrícola é o destaque econômico do estado do Paraná. O que talvez pouca gente saiba, é que mais de 80% das propriedades sobrevivem à base da agricultura familiar. O Norte Pioneiro ocupa papel representativo no que diz respeito a esse tipo de propriedade.

O Sítio Santo Expedito, localizado na região de Cornélio Procópio, é um exemplo de que a agricultura familiar dá resultados positivos. O agricultor Nilton Cesar Anelli cultiva em 19 alqueires laranja, café, soja, milho e trigo. ''Quatro alqueries são meus o restante arrendei para diversificar a produção'', diz ele, que mora na propriedade com a mulher e dois filhos.

Anelli garante que os programas governamentais voltados à agricultura familiar, como a falicitação do crédito, junto ao apoio da Emater colabora para que a propriedade possa se tornar rentável e sua família tirar todo o sustento da terra. Ele lembra que passou um período na zona urbana e que tinha dificuldades para manter um padrão de vida de qualidade, algo possível hoje. ''Temos nossa casa, os filhos têm acesso à saúde, educação, nossa vida melhorou muito com os incentivos que recebemos'', avalia.

Outras medidas adotadas em seu sítio, que permitem uma boa renda são a diversificação da cultura de alimentos e ter se tornado membro de uma cooperativa de Nova América da Colina. ''Hoje produzo três variedades de laranja e como faço parte da Cooperativa Nova Citrus a comercialização fica bem mais fácil e garanto um preço justo ao meu produto. Além do café e dos grãos que ajudam na renda'', diz.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br