Norte do Paraná

Postado dia 01/12/2020 às 21:14:44

Como deve ser a participação da sociedade na nova gestão em Assai

Até o momento se divulgou em Assai que o prefeito eleito Michel Angelo Tuti Bomtempo (PSD) fará reunião com o empresariado e lideranças religiosas para colaborar com sugestão de nomes do secretariado para a gestão 2021/2024.

Durante a campanha eleitoral, Tuti Bomtempo propôs um grande pacto social, em favor do desenvolvimento econômico do município. Outra de suas propostas se refere à geração de emprego e renda a partir de realização de vários eventos ao longo do ano, incentivando o turismo e fomentando a economia local. 

A prioridade nesse momento então é que, aproveitando o período de transição, o prefeito eleito consiga da administração Acácio Secci a garantia de recursos orçamentários para a Secretaria Municipal de Cultura. 

Ao invés de chamamento para escolha de secretários e diretores municipais, a sociedade local deve se juntar à definição do calendário de eventos de 2021, de forma a maximizar os recursos públicos. Diferentemente de outras ocasiões, não deve cada entidade, isoladamente, indicar - em expediente por escrito - e, sim, definir juntos o que cada um fará. 

Administração municipal deve sinalizar o tamanho do orçamento anual que pode se comprometer com eventos. De sua parte, segmentos da sociedade civil proporiam o que teriam interesse em promover. 

Igrejas, Laca e Sama, por exemplo, devem ser incentivadas a fazer eventos que possam atrair pessoas de várias localidades. O mesmo chamamento vale às tradicionais cooperativas agrícolas. 

Escolas públicas e particulares já realizam várias atividades durante o ano. Desafio da administração municipal versa sobre a possibilidade de tornar aquilo com maior poder de atração de pessoas de fora. 

Em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Assai (Acia) e estabelecimentos que não fazem parte daquela entidade, o esforço seria para fortalecer as tradicionais campanhas de venda. Por que não sortear automóveis, ou prêmios que valham a pena, para consumidores que vão fazendo suas compras, e adquirindo suas notas fiscais?  Trata-se de medida para fortalecimento do comércio e da arrecadação municipal. 

Projetos sociais de igrejas e da própria prefeitura devem também enfocar a questão de eventos, com impacto na geração de divisas. Por que não organizar festivais de dança, de música, teatro, entre outros? 

Secretaria Municipal de Educação tem também sua responsabilidade em tal projeto, na coordenação e articulação de inúmeras ações. 

Se Assai busca desenvolvimento sócio-econômico, a nova administração municipal terá que atuar de forma diversa à que a sociedade local está acostumada. Que tal criar a Casa do Influencer, um local onde as pessoas pudessem ter apoio para sua produção audiovisual? Quem sabe estaríamos diante de uma nova onda de Youtubers e Instagrammers. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br