Norte do Paraná

Postado dia 15/11/2020 às 20:54:41

Tuti Bomtempo é o novo prefeito de Assaí

O empresário Michel Angelo Tuti Bomtempo (PSD) comandará o município de Assaí pela terceira vez, após ter vencido nas urnas desse domingo, 15 de novembro.

Ao obter 3.288 votos, ele derrotou o ex-prefeito Luiz Mestiço, com 2.897 votos, e o atual prefeito Acácio Secci, que teve 2.302 votos, ficando ainda à frente do  vereador Antonio Menegildo Gaviao Manoel (669), Eduardo Guadagnin (173) e Jorge Pires (42).

Tuti contou em seu favor com lembranças das inúmeras obras realizadas durante seus dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012), além do apoio declarado do governador Ratinho Júnior e de nomes do primeiro escalão do governo estadual, como o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O ex-prefeito mostrou também a força de sua campanha durante caminhada nesse sábado, onde conseguiu reunir centenas de populares e correligionários da Coligação Juntos com o Povo.

A coligação teve a adesão da maioria dos 9 integrantes da Câmara Municipal, como Amarildo Aparecido Correa, Elcio Alves Piozo dos Santos, José Andrade dos Santos, Minoru Paulo Takazaki e Waldenei Cebolinha Simoes. Já não concorreram à reeleição os vereadores Michelle Matie Morikawa e Antonio Menegildo Gavião Manoel , que estava na disputa pela chefia do Poder Executivo.
Juliana da Silva seguiu no palanque do candidato Luiz Mestico, enquanto Flávio José de Amorim decidiu por apoiar o atual prefeito Acácio Secci.

A eleição desse domingo muda completamente o perfil da Câmara Municipal, pois nenhum vereador conseguiu renovar seus mandatos por mais quatro anos. 

Desempenho nas urnas

O atual prefeito prefeito Acácio Secci tinha ido para a disputa ancorado em setores do comércio que reconheceu o tratamento dado, e da população em geral por obras de infraestrutura por vários bairros da cidade, como colocação de paver em várias cidades.

A atual administração também conseguiu finalizar várias obras da gestão passada, e ainda quitar milionárias dívidas herdadas de seu antecessor.

Mesmo com promessas de obras grandiosas, para ocupar espacos vazios e abandonados em varios bairros, o ex-prefeito Luiz Mestiço nao teve exito em comandar o municìpio pela segunda vez. Dessa maneira, ele já acumula tres derrotas em tal projeto, ao perder para Tuti Bomtempo, em 2004 e 2020, e para Acácio Secci, em 2016.

A votação do vereador Gavião não chega a surpreender por causa do fato de que geralmente há concentração de votos em nomes mais cotados. Eleição desse ano ficou então mais centrada nos candidatos Acácio Secci, Luiz Mestico e Tuti Bomtempo.

Situação semelhante enfrentaram Eduardo Guadagnin e Jorge Pires que, sem apoio de lideranças politicas e comunitárias, além da falta de candidatos a vereador com maior potencial de voto, não se esperava que aqueles candidatos a prefeito pudessem ter algum desempenho supreendente nas urnas desse domingo.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br