Política

Postado dia 11/06/2019 às 04:05:12

Deputados do Paraná mostram mensagens com pedidos de favores de eleitores

Os deputados estaduais do Paraná Tiago Amaral (PSB) e Requião Filho (MDB) abriram os arquivos de mensagens para mostrar pedidos de favores feitos por eleitores por terem votados nos parlamentares.

"Amanhã vence meu aluguel, você tem dinheiro para me emprestar?", diz uma das mensagens enviadas para Amaral.

Requião Filho revelou pedidos que vão de aparelho de DVD a cirurgia. "Queria saber se é possível conseguir uma cirurgia para mim", pede um eleitor. Outro diz: "Queremos uma televisão e um DVD".

Em outra mensagem, o eleitor solicita ao deputado uma ajuda para comprar passagem aérea. "A passagem tá muito cara e eu preciso muito da sua ajuda pra pagar minha ida pra Portugal", afirma.

Tiago Amaral e Requião Filho afirmam que as tentativas de barganha começam antes das eleições e que se o político é eleito, a situação piora.

"A gente informa de forma bem clara: o que você está me pedindo é crime eleitoral", diz Requião Filho.

Mas a reação é imediata e, em geral, carregam ameaça ou vingança. "Você nunca mais terá meu voto ou voto da minha cidade. E eu fico pensando que são essas pessoas que depois ficam nas ruas pedindo o fim da corrupção", conta o deputado.

Amaral diz acreditar que a situação se transforma em chantagem. "As pessoas não têm noção exatamente da função política, não só do parlamentar, mas da política como um todo", afirma.

Para o cientista político Bruno Bolognesi, o eleitor que faz esse tipo de pedido só enxerga corrupção nos desvios milionárias de empresas públicas.

"O pequeno pedido é encarado como direito. Então, o cidadão acha que porque ele votou no deputado tal, porque ele votou no vereador tal, ele tem o direito de cobrar individualmente que seu interesse, sua demanda seja atendida", explica.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br