Cornélio Procópio

Postado dia 04/03/2015 às 18:14:57

Professores não têm como lidar com crianças sem limites, diz Fabiana Oliveira

"Professores hoje não têm ferramentas nem subsídios para lidar com as crianças sem limites".

A avaliação é da teóloga e psicanalista Fabiana Gonçalves de Oliveira, de Cornélio Procópio, que concedeu entrevista ao programa Revelia no Ar, da rádio Terra Nativa AM 810.

Na ocasião, ela comentou sobre proposta do prefeito Frederico Carlos de Carvalho Alves (PSC), que defende a implantação do projeto "Família e Comunidade na Escola", visando integração, participação e segurança aos professores e alunos. Inclusive o prefeito atribuiu a falta de disciplina na sala de aula como resultado da desestruturação da família.

No entanto, para Fabiana Oliveira, a questão de desestruturação da família é uma questão por demais complexa. Inclusive ela considera que atualmente os professores não têm ferramentas nem subsídios para lidar com as crianças sem limites".

A seu ver, por trás de uma criança considerada "sem limites", tem uma pai e uma mãe que não dão limites. Atuando na área de Co-dependência e lidando com família do droga-dependente, ela tem observado muita resistência, negação e transferência do problema em relação à dinâmica familiar.

Por isso, a psicanalista considera o projeto "Família e Comunidade na Escola" da administração municipal como uma "proposta boa". Inclusive ela cita que o êxito de iniciativa igual àquela seria uma "revolução social".

No entanto, Fabiana Oliveira considera que tal problema "é muito complexo, é mais profundo do que simplesmente falar da desestruturação da família, da criança sem limite. Ela vem de que contexto familiar? Qual a dinâmica familiar? Um pai alcoólatra, um pai violento, um pai que não existe, um pai que não está ali? Uma mãe que trabalha o dia inteiro para sustentar seus filhos? E seus filhos ficam à mercê de onde eles vivem? Têm cuidado direto de um familiar, de uma avó, de uma tia? Então são várias questões que precisam ser levantadas. Aí depois que foram levantadas, como que você vai aplicar alguma coisa ali para que seja de benefício, de crescimento, de mudança?"

PARA SABER MAIS:

Projeto busca integração entre família, comunidade e escola


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br