Assaí

Postado dia 02/03/2015 às 21:43:29

Assaí Futsal desiste, e Unifil fica com vaga no Paranaense 2015

Depois de dois anos fora das competições da elite do futsal, a equipe da Unifil voltará a representar Londrina na Série Ouro do Campeonato Paranaense. O time, sob o nome Unifil EaD/Colégio Londrinense havia sido convidado inicialmente para disputar a segunda divisão do esporte, a Série Prata.

Mas no último fim de semana veio a oportunidade de disputar a elite estadual.

“Estávamos nos estruturando para competir na Série Prata, mas recebemos um honroso convite da federação para competir na elite. Avaliamos os prós e os contras e a logística de deslocamento pesou a favor da Série Ouro”, explicou o reitor da Unifil e dirigente da equipe, Eleazar Ferreira.

Segundo ele, a segunda divisão será disputada em turno e returno, o que dobraria as distâncias a serem percorridas pelos atletas. “Temos jogos nos extremos do estado, e por isso, preferimos a primeira divisão, que terá turno único”.

A última vez em que Londrina teve representantes na primeira divisão do futsal paranaense foi em 2011. No ano seguinte, o Colégio Londrinense fez uma parceria com o São Paulo, decidindo disputar o Campeonato Paulista e a Liga Nacional.

A Série Ouro começa no próximo dia 15. A tabela deve ser divulgada nos próximos dias pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS).

Convite

A vaga na elite veio após a saída da equipe de Assaí, providencialmente socorrida pela Unifil no campeonato passado. Os meninos da categoria sub-20, que haviam disputado a Série Bronze – apesar da boa campanha, a equipe foi eliminada –, foram chamados a disputar aquelas que poderiam ser as últimas três partidas de Assaí na Série Prata.

“A três rodadas do fim a equipe só conseguiu manter quatro jogadores no plantel. Não dava nem para formar um time”, lembrou Júlio Brevilheri, supervisor esportivo da Unifil. “Nós chegamos lá com jogadores, comissão técnica e patrocínio e vencemos nosso rival direto na primeira partida, o então primeiro colocado na segunda e garantimos a vaga na segunda fase com mais uma vitória. Avançamos até as quartas de final, o que deu a vaga na Série Ouro ao Assaí”, disse.

Veio então o convite para disputar a Série Ouro por Assaí, apontou Brevilheri. Mas a vontade de representar Londrina falou mais alto, mesmo que em uma divisão mais baixa. “Já que íamos investir dinheiro, pelo menos que fosse em um time de Londrina, para jogar em Londrina, perto da nossa torcida”, declarou.

Experiência e juventude

A base do time é a mesma que jogou a Série Prata do ano passado, mas o diferencial, aponta Brevilheri, são os meninos da base. Além dos cerca de oito profissionais a serem mantidos entre os titulares, a “molecada” promete dar um gás extra nos jogos.

“O ritmo de jogo mudou muito no futsal e é impossível se manter um atleta jogando um tempo inteiro sem sair de quadra, a não ser o goleiro. É preciso ter um bom elenco, que permita trocas rápidas sem perda de qualidade. Os jogadores entram, dão 110% durante três, cinco minutos, e voltam para o banco para respirar. Quem entra precisa manter o ritmo, e dar mais 110% durante outros cinco minutos”, avaliou.

do Jornal de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br