Veja Também -
- Internauta critica gestão de Amoreira e elogia Nova América
- Grávida de Amoreira tem que esperar por ambulância de Santo Antônio
- População reclama de hospitais de Cornélio Procópio e de Amoreira
- Atividades do Natal Encantado começam em 29 de novembro
- Leonardo Mateus Lopes é campeão no futsal em Londrina
- Veja + Amoreira
Amoreira
Postado dia 23/11/2013
Alunos concluem cursos profissionalizantes do ProJovem Trabalhador
Mais 42 jovens receberam o certificado do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, desta vez em São Sebastião da Amoreira, Norte do Estado. O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli participou, na noite de quinta-feira (21), da cerimônia de encerramento dos cursos de Serviços Pessoais (estética), Auxiliar Administrativo e Metalmecânica.
“O trabalhador, para se qualificar, tem de ter muito empenho e disciplina para concluir os estudos iniciados visando sua qualificação profissional. Está comprovado que, quem conclui o ensino médio com curso técnico, ganha 24% a mais que aquele que não recebeu nenhuma qualificação”, diz o secretário do Trabalho.
O prefeito Luiz Fernandes ressaltou o compromisso e a parceria do Estado com a formação de mão de obra qualificada em todo o Paraná. “A Secretaria do Trabalho tem dado todo o apoio necessário para que os cursos de qualificação profissional sejam aplicados em São Sebastião da Amoreira”.
SATISFAÇÃO — A autônoma Ligia de Matos Pereira, 24 anos, frequentou o curso de Serviços Pessoais, por já trabalhar na área e sentir necessidade de melhorar o atendimento. “É preciso ter muita força de vontade. Atendo as amigas em casa, mas o curso me deu uma nova perspectiva. Hoje tenho muito mais clientes”, comemora.
Walisson Rodolfo Dionízio da Silva, 25, já trabalhava com metalmecânica e com a qualificação recebida pelo programa Projovem Trabalhador, ampliou a renda em mais de 30%. “Recebi propostas para trabalho e até de viagens por causa da minha profissão. O curso é excelente e ajudou muito a melhorar o meu desempenho profissional”, garante.
Já a estudante Bruna Evans Mendes Monteiro, 26, agora qualificada como auxiliar administrativa aguarda a inserção no mercado de trabalho. Ela trabalhou no setor de metalurgia e está na expectativa de iniciar uma nova carreira profissional. “O curso é muito bom, gratuito e me dá condições de disputar o mercado de trabalho com mais preparo e competência”, conclui a estudante.
PROGRAMA — O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é um programa do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Paraná, para preparar jovens entre 18 e 29 anos para o mercado de trabalho. A carga horária é de 350 horas, das quais 100 horas são destinadas à qualificação social, onde são abordadas questões de Ética e Cidadania, Educação Ambiental, Noções de Direitos Trabalhistas e Qualidade de Vida. As outras 250 horas são dedicadas à teoria e prática da qualificação profissional.