Finanças e Negócios

Postado dia 18/07/2013

Copel Telecom estuda entrar no mercado de TV paga

do Valor Econômico

No Paraná, a prestação de serviços do setor de energia ao mercado de telecomunicações começa a ganhar contornos de competição. A Copel Telecom, criada há 13 anos pela concessionária Copel, começou a oferecer planos de banda larga diretamente ao consumidor final. Em parceria com a operadora Sercomtel, da qual a Copel é acionista, a empresa oferece também telefonia fixa.

O serviço Bel Fibra, de internet em banda larga, foi lançado como projeto-piloto em Curitiba no ano passado. Neste ano, chegou a Irati, Ponta Grossa e Ventania. No segundo semestre, a Copel pretende levar a rede a assinantes residenciais de Foz do Iguaçu, Castro, Marechal Cândido Rondon, Ivaiporã, Telemaco Borba, União da Vitória e Reserva do Iguaçu. "Até o fim do ano que vem estaremos em 25 cidades", disse ao Valor o superintendente da Copel Telecom, Antônio Carlos de Melo. Agora, disse o executivo, a Copel busca parceiros para dar início à venda de TV por assinatura. "Queremos aproveitar ao máximo a chegada à residência do cliente", afirmou Melo.

A Copel Telecom já investiu US$ 100 milhões na rede de fibra óptica para conectar todos os 399 municípios do Estado. Até 2005, a empresa esteve focada no serviço às operadoras de telefonia. "Mas chegamos à conclusão que era muito arriscado ter 85% do faturamento atrelado a cinco ou seis empresas", afirmou Melo. A companhia passou, então, a atender o mercado empresarial e tem o banco HSBC entre os grandes clientes. "Hoje, 32% do nosso faturamento são operadoras, 32% empresas, 20% Copel e 12% governo", disse o executivo. Em 2012, o faturamento da Copel Telecom foi de R$ 212 milhões.

A empresa tem quase 5 mil clientes, empresariais e residenciais, um crescimento de 66% sobre dezembro de 2012. Um projeto para atender pequenas e médias empresas levou ao plano de chegar ao consumidor. Em Curitiba, a Copel Telecom instalou uma rede que divide a rede de fibra óptica entre vários usuários, diminuindo o custo final. "Em cada cidade que eu passo a oferecer banda larga residencial ou para pequenas e médias empresas, preciso instalar a rede Gepon", afirmou Melo.

O executivo minimiza a concorrência com as teles, dizendo que há muitas áreas não atendidas. "Procuramos atuar em cidades onde não há praticamente competição", afirmou. A Oi atua em todo o Estado do Paraná, mas não é cliente da empresa. Net e GVT são cliente, mas têm atuação restrita a oito e 32 cidades, respectivamente.


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