Amoreira

Postado dia 20/03/2012

Exilaine Gaspar abre o jogo e fala sobre eleições 2012

por Augusto Freitas

A professora Exilaine Gaspar, presidente do PMDB de São Sebastião da Amoreira, em entrevista ao Jornal Sol Nascente esclarece que está tentando conseguir esse espaço para concorrer a prefeita nesse ano.

Exilaine garante que o bloco está cada vez mais fortalecido, e que com os aliados estão também costurando alianças em torno da sua candidatura. O provável candidato do PMDB para concorrer às eleições municipais deverá ser escolhido por meio de um consenso. Mas a presidente do partido manifesta a possibilidade de se candidatar.

Jornal Sol Nascente – Em 2008, você foi eleita vice-prefeita junto com Adevilson Gouveia. Adevilson não conseguiu tomar posse, mas porque você não assumiu como prefeita, já que foi eleita vice?

Exilaine Gaspar – Em 2008 nós fizemos uma campanha bonita. Campanha de “pé no chinelo”, andando e visitando todas as casas, e percebemos nas pessoas o quanto ficaram contentes com a união Adevilson e Laine. Tanto é que, nós fizemos mais de 75% dos votos, na esperança que Amoreira viesse a melhorar, mas, infelizmente por um problema de prestação de contas, fez com que o Adevilson ficasse inelegível, mas ele tinha a esperança que isso de repente tomasse posse, e acabou não assumindo e, como nós éramos chapa única, eu não pude assumir. 

JSN – E se o Adevilson tivesse tomado posse, como ficaria?

Laine – Caso o Adevilson tivesse tomado posse, pelo menos um dia, ai sim o vice poderia ficar no lugar. Mas, assim que terminou a eleição, os votos nem apareceram. Então, por esse motivo nós não assumimos. Mas quatro anos, praticamente, já se passaram com a população enfrentando várias dificuldades, as pessoas que assumiram a prefeitura como a Dila e o Luizinho, não estavam preparados para ser prefeito, tanto que vossas campanhas foram para vereador, mas tiveram que assumir a prefeitura, e até onde a competência deles permitiu e a força política que eles tinham junto ao governo também permitiu, eles fizeram alguma coisa pelo município. Mas, na verdade a gente sabe que, tanto governo como deputados, eles gostam de investir em municípios onde o Chefe do Executivo são legítimos eleitos. Então Amoreira perdeu muito com isso... Mas como eu estava dizendo, quatros anos já se foram, tem eleição esse ano e as coisas irão mudar e eu tenho certeza que a pessoa que o povo escolher irá administrar bem Amoreira, recuperando o tempo perdido. 

JSN – Como estão as conversações com os demais partidos em relação às eleições de outubro?

Laine – Eu já recebi a visita de algumas lideranças políticas da cidade como também eu estou visitando, essas lideranças que eu falo; é o povo. Porque quem vota é o povo e, é o povo que tem a força para decidir uma eleição. Presidentes de partidos têm procurado para conversas. Isso é bom, porque trazem com eles deputados, e assim por diante. O meu esposo Genito está filiado ao PSD, no qual foi convidado pelo vereador Batista, ele perdeu o PSDB, onde foi durante vários anos presidente, mas está satisfeito no partido que está hoje, e agora eu, ele e mais alguns companheiros estamos visitando todo esse pessoal, para que possamos estruturar a base e ai poder lançar a nossa candidatura, sendo que hoje eu sou pré-candidata, como tem muitos por ai que também são pré-candidatos, eu estou tentando conseguir esse espaço para concorrer a prefeitura de São Sebastião da Amoreira.

JSN – Então, se tudo correr bem, a senhora deve concorrer à prefeitura municipal de Amoreira?

Laine – Exatamente. Eu como qualquer outra pessoa, posso estar pleiteando essa vaga. É claro que eu sou grupo. Eu não imponho nada. Eu tenho certeza que, somente poderá o nome para concorrer a prefeito, a pessoa que tiver competência, responsabilidade, compromisso e que a população, através de uma pesquisa, aprove. Se o meu nome estiver despontando serei candidata, se não estiver eu estarei compondo para ajudar. Só quero participar de uma administração, no sentido de colocar minhas idéias, e que possa colocar também a disposição os meus dois deputados. Já estamos discutindo sobre o assunto. Ainda não apareceu ninguém para concorrer comigo na vice. E até o final de março nós estaremos reunindo com o grupo que participou da eleição passada para que possamos definir. Em abril já se pode fazer as convenções e acertando as coligações.

JSN – O Adevilson Gouveia poderá apóiá-la nessa eleição?

Laine – Eu acredito que sim. Afinal, nós formamos a mesma equipe na eleição passada. Segundo meu entendimento, como estive com ele na outra, ele vai estar comigo agora. Mas, cada eleição é uma história, eu respeito o posicionamento dele ou qualquer outra pessoa, já trocamos idéias sobre a próxima eleição, e espero que ele venha comigo e mais alguns companheiros que já dispuseram a estar do meu lado nessa disputa. 

JSN – Como analisa as “duas administrações” de Amoreira até agora: Adelina Anésio e Luiz Fernandes?

Laine – Cada pessoa que entra em uma administração pública tem uma visão de como proceder à frente a prefeitura. Eu acho que ainda tem muito por se fazer. Muitas oportunidades foram perdidas. Na educação, temos, por exemplo, a questão salarial dos professores. O investimento nos jovens, para que possam sair da ociosidade, para que não enveredem pelo caminho das drogas. Eu acho que a solução está dentro da educação. Porque a educação está ligada ao esporte; e é isso que eles gostam. Porque esporte está ligado à cultura, a arte, ao lazer. Então acho que essas “duas últimas administrações”, Dila e Luizinho, deixaram muito a desejar, porque a prefeitura conta com profissionais competentes, tanto na parte cultural e esportivo-educacional.

Então, está faltando explorar esse ponto, e a prefeitura tem condições físicas e financeiras para estar desenvolvendo vários projetos. Então, em minha opinião, deixou a desejar. Na saúde também, não só Amoreira, mas em todo lugar, a situação está muito precária. Tanto é que a Campanha da Fraternidade desse ano trata sobre a saúde. Existem várias situações que a prefeitura poderia estar trabalhando como prevenção. Não ter que resolver o problema já instalado e sim prevenir. Alertar mais a comunidade. Aproveitar o pessoal da área da saúde, pessoal da Dengue, pessoal do PSF (Programa Saúde da Família), utilizando os conhecimentos das enfermeiras e médicos. É preciso projeto, porque é através dele que as coisas acontecem.

Então é muito importante que os prefeitos se capacitem, se atualizem, que busquem em outros municípios onde algo está dando certo e trazer para a sua cidade. Porque a função de um administrador público não é ficar atrás de uma mesa e só administrando folha de pagamento. Prefeito tem que correr atrás de inovações, de melhorias. Existe a Internet que pode auxiliar. Por exemplo: Eu quero desenvolver um projeto na área de agricultura. Você entra na rede e de lá, com certeza, sairá muitas idéias, coisas simples e pequenas, mas que às vezes a pessoa fica tão assim empolgada com o cargo que acaba esquecendo-se de fazer esse tipo de trabalho


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br